Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gritti, Isabel Rosa-
dc.creatorHanel, Elaine Elisa-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2020-12-02T13:37:39Z-
dc.date.available2020-12-02T13:37:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3855-
dc.description.abstractThe present thesis analyzed the modality of education in/of the countryside that began to be discussed less than three decades ago in Brazil. We present the principles that underpin this education and its path from rural education to education in/of the countryside, what differentiates them and why there has been this change of concept. Throughout the development, this research addressed the expansion of rural education in the 1960s, specifically in Rio Grande do Sul, and the process of cessation of rural schools by the grouping policy that also occurred in Rio Grande do Sul in the 1990s. Both policies had an impact on the Tapejara region, in which the research was developed. These impacts can be verified by maps and graphs that illustrate the effects of the policies. From the verified findings of advancement and retrogression of the education of/in the countryside of Tapejara (RS), we present how the schools of/in the countryside of Tapejara (RS) signify the field, having this perception through the participant research and the process of intervention developed in the municipal Elementary Schools called Angelo Posser and Benvenuta Sebben Fontana, both located in the countryside and who almost exclusively receive students of the countryside. The intervention process brought interesting discourses about the education of the countryside and explained the concept developed by the schools. The perceptions apprehended during the process were not encouraging, because, although the education of the countryside has been discussed for over 30 years, have legislation and guidelines, it is still not known or implemented in schools in the countryside of Tapejara (RS). Finally, we present some proposals for the education of the countryside as a result from the research and intervention.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisou a modalidade de Educação do/no Campo que começou a ser discutida há menos de três décadas no Brasil. Apresentou os princípios que fundamentam essa educação e o seu percurso desde Educação Rural até Educação do/no Campo, o que as diferencia e por que houve essa mudança de concepção. Durante seu desenvolvimento, a pesquisa abordou a expansão da Educação Rural na década de 1960, especificamente no Rio Grande do Sul, e o processo de cessação das escolas rurais pela política de nucleação implementada também no Rio Grande do Sul na década de 1990. Ambas as políticas tiveram impacto na Grande Tapejara, região na qual a pesquisa foi desenvolvida. Esses impactos puderam ser verificados por mapas e gráficos que ilustram os efeitos das políticas. A partir das constatações verificadas de avanço e retrocesso da Educação do/no Campo de Tapejara (RS), apresenta-se como as escolas do/no campo de Tapejara (RS) significam o campo, sob a percepção desta pesquisa participante e do processo de intervenção desenvolvido nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Ângelo Posser e Benvenuta Sebben Fontana, ambas localizadas no campo e atendendo quase exclusivamente a alunos do campo. O processo de intervenção produziu falas interessantes a respeito da Educação do/no Campo e explicitou a concepção trabalhada pelas escolas. As percepções obtidas durante o processo não foram promissoras, pois, apesar de a Educação do/no Campo ter uma caminhada de 30 anos, legislações e diretrizes, ela ainda não é conhecida ou colocada em prática nas escolas no campo de Tapejara (RS). Por fim, foram feitas algumas propostas para a Educação do/no Campo resultantes da pesquisa e da intervenção realizada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-10-31T20:51:37Z No. of bitstreams: 1 HANEL.pdf: 6583925 bytes, checksum: 285f1edf9f9432100f55e1c1a33bdf19 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-12-02T13:37:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HANEL.pdf: 6583925 bytes, checksum: 285f1edf9f9432100f55e1c1a33bdf19 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-02T13:37:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HANEL.pdf: 6583925 bytes, checksum: 285f1edf9f9432100f55e1c1a33bdf19 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleDiálogo entre escola no campo e educação do campo: a escola que está no campo dialoga com a educação do campo?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HANEL.pdf6,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.