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Tipo: Dissertação
Título: Ensino Médio - curso normal: desafios e perspectivas do estágio curricular para formação docente
Autor(es): Pinheiro, Ana Paula
Primeiro Orientador: Sartori, Jerônimo
Primeiro membro da banca: Sartori, Jerônimo
Segundo membro da banca: Levinski, Eliara Zavieruka
Terceiro membro da banca: Sanceverino, Adriana Regina
Resumo: O presente trabalho realiza reflexões acerca da formação inicial e continuada dos/as alunos/alunas professores/as, do Ensino Médio – Curso Normal, destacando-o como formação inicial de professores/as. Ressalto a relevância da formação continuada durante o período do estágio curricular e analiso as dificuldades metodológicas encontradas pelos/as alunos/as estagiários/as durante a realização do estágio, desmistificando a relação teoria e prática, ou seja, que o estágio seria o momento de colocar em prática a teoria. A pesquisa foi realizada no horizonte da abordagem quali-quanti, de natureza exploratória, adotando a metodologia da pesquisa documental e da pesquisa-ação, tendo como instrumento de coleta de dados as narrativas; registro escrito sobre as dificuldades metodológicas encontradas ao longo da realização do estágio curricular. Os sujeitos desta pesquisa foram onze alunos/as da turma de estágio orientado do primeiro semestre de 2018, do Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia, localizado no município de Fontoura Xavier - RS. Desenvolvi, concomitantemente, o projeto de intervenção intitulado: “A formação continuada no estágio curricular do Ensino Médio − Curso Normal: a prática pedagógica como fonte de pesquisa e ressignificação”, por meio da formação continuada relativa às temáticas elencadas em registro de narrativas pelos/as alunos/as estagiários/as. Ao final deste projeto de intervenção, o material empírico foi categorizado e analisado, do qual produzi o diagnóstico e elaborei uma proposta contendo indicativos pedagógicos orientadores, para qualificar o Ensino Médio – Curso Normal do Instituto. Para o mapeamento das temáticas, optei por dois eventos reconhecidos como fonte de pesquisa e diálogos na área da educação, o ENDIPE e a ANPEd, na busca de acervo sobre os descritores desta pesquisa. Produzi uma breve digressão histórica sobre o Curso Normal em nível médio, bem como a explanação legal sobre o Curso Normal e do estágio curricular obrigatório. Dialoguei com os seguintes autores: sobre formação inicial e formação continuada Nóvoa (1999), Perrenoud (2002), Libâneo (2017), Sartori (2013), Chimentão (2009), Candau (1997), Fávero e Tonieto (2010). Sobre aspectos históricos do Curso Normal Nogaro (2002), Tanuri (2000), Saviani (2005) e para referenciar a proposta de pesquisa quali-quanti neste trabalho encontro Minayo (1992), Thiollent (1988), Santos (2001), Demo (1995), Bardin (1977), Paiva (2017), abordando os aspectos do estágio: Pimenta e Lima (2012), Cavalcanti (1993), e para elucidar sobre metodologias pedagógicas trabalhei com as ideias de Nericé (1987), Anastasiuou (2001), Ferreira et al (2012) e Farias (2011). Reconheço que ao atrelar a formação continuada à formação inicial, possibilita a compreensão de que a teoria é o embasamento que nos permite analisar as situações na prática e delas produzir novos conhecimentos. O produto deste estudo está configurado como: “Indicativos Pedagógicos Orientadores”, construídos a partir das narrativas e das sugestões dos próprios sujeitos desta pesquisa, que apontam para algumas mudanças metodológicas, que devem ser repensadas para formação continuada dos/as formadores/as de professores/as do Curso do Instituto.
Abstract/Resumen: The present work reflects on the initial and continuous formation of the students / students teachers, of the High School - Normal Course, highlighting it as initial formation of teachers. I emphasize the relevance of continuing training during the period of the curricular internship and analyze the methodological difficulties encountered by the trainees during the internship, demystifying the relation between theory and practice, that is, the internship would be the moment of put theory into practice. The research was carried out within the horizon of the quali-quanti approach, of an exploratory nature, adopting the methodology of documentary research and action research, having as an instrument of data collection the narratives; written record about the methodological difficulties encountered during the completion of the curricular internship. The subjects of this research were eleven students from the first-semester-oriented class of 2018, from the State Institute Ernesto Ferreira Maia, located in the municipality of Fontoura Xavier - RS. At the same time, I developed the intervention project entitled "Continuing education in the curricular stage of the normal course: the pedagogical practice as a source of research and re-signification", through the continuous training related to the topics listed in the narrative register by the students / the trainees. At the end of this intervention project, the empirical material was categorized and analyzed, from which I produced the diagnosis and elaborated a proposal containing guiding pedagogic guidelines to qualify the High School - Normal Course of the Institute. For the mapping thematic, I chose two events recognized as a source of research and dialogues in the area of education, ENDIPE and ANPEd, in the search for a collection on the descriptors of this research. I produced a brief historical tour of the Normal Course at the intermediate level, as well as the legal explanation about the Normal Course and the compulsory curricular traineeship. I spoke with the following authors: initial training and continuing education Nóvoa (1999), Perrenoud (2002), Libâneo (2017), Sartori (2013), Chimentão (2009), Candau (1997), Fávero and Tonieto (2010). On the historical aspects of the Normal course Nogaro (2002), Tanuri (2000), Saviani (2005) and to refer to the quali-quanti research proposal in this study, Minayo (1992), Thiollent (1988), Santos 1995), Bardin (1977), Paiva (2017), approaching aspects of the internship: Pimenta e Lima (2012), Cavalcanti (1993), and to elucidate pedagogical methodologies I worked with the ideas of Nericé (1987), Anastasiuou (2001) ), Ferreira et al (2012) and Farias (2011). I recognize that by linking continuous training to initial training, it enables us to understand that theory is the foundation that allows us to analyze situations in practice and to produce new knowledge. The product of this study is configured as: "guiding pedagogical indicatives", constructed from the narratives and the suggestions of the subjects of this research, that point to some methodological changes, that must be rethought for the continued formation of the teacher trainers of the Course of the Institute.
Palavras-chave: Ensino Médio
Estágios supervisionados
Formação de professores
Formação continuada do professor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3858
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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