Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3871
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Andrioli, Liria Ângela-
dc.creatorPrasnievski, Fernanda de Oliveira-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-12-02T14:56:15Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-12-02T14:56:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3871-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the training provided by the Olga Benário Prestes Field School in the autonomy of subjects. This school is located in the Dez de Maio community, in the Celso Furtado Settlement, in the municipality of Quedas do Iguaçu PR. The theme is linked to the social and cultural reality of subjects who study at school and live in an agrarian reform settlement. The research is of a qualitative nature with semi-structured interviews and has an ethnographic bias. Thus, in the first chapter we will contextualize historically the Olga Benário Prestes Field School and the Celso Furtado Settlement. Following this, we will theoretically deepen the concepts of autonomy, subjects and human formation. In this way we bring some interlocutors who will help us in the deepening of the theme. The third and last chapter will bring the understanding of the training provided by the Olga Benário Prestes field school in the autonomy of subjects and empirical research with semi-structured interviews. The main questions proposed for the study are resumed here, constituting an essay that intends to make the relationship between theory and practice.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a formação propiciada pela Escola do Campo Olga Benário Prestes na autonomia dos sujeitos. A referida escola está localizada na comunidade Dez de Maio, no Assentamento Celso Furtado, no município de Quedas do Iguaçu PR. A temática está interligada à realidade social e cultural de sujeitos que estudam na escola e residem em um assentamento de Reforma Agrária. A pesquisa é de natureza qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas e tem viés etnográfico. Desse modo, no primeiro capítulo contextualizaremos historicamente a Escola do Campo Olga Benário Prestes e o Assentamento Celso Furtado. Na sequência, aprofundar-se-á teoricamente os conceitos de autonomia, sujeitos e formação humana. Desse modo trazemos alguns interlocutores que nos auxiliarão no aprofundamento da temática. O terceiro e último capítulo irá trazer a compreensão da formação propiciada pela escola do campo Olga Benário Prestes na autonomia de sujeitos e a pesquisa empírica com as entrevistas semiestruturadas. Retoma-se aqui as principais questões propostas para o estudo, constituindo-se num ensaio que pretende fazer a relação da teoria com a prática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by DANIELE ROHR (danielerohr0212@gmail.com) on 2020-11-20T13:06:27Z No. of bitstreams: 1 PRASNIEVSKI.pdf: 765151 bytes, checksum: 2d14afe08f67cb1a5bcc6faa57630215 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-12-02T14:56:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PRASNIEVSKI.pdf: 765151 bytes, checksum: 2d14afe08f67cb1a5bcc6faa57630215 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-02T14:56:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRASNIEVSKI.pdf: 765151 bytes, checksum: 2d14afe08f67cb1a5bcc6faa57630215 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssentamento ruralpt_BR
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectMovimento dos sem-terrapt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectIndependência (Personalidade)pt_BR
dc.titleA formação propiciada pela Escola do Campo Olga Benário Prestes na autonomia de sujeitospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PRASNIEVSKI.pdf747.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.