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Tipo: Monografia
Título: Educação do campo: um olhar para o contexto das escolas do campo
Autor(es): Viana, Marcia
Primeiro Orientador: Mendes, Marciane Maria
Resumo: O referido trabalho analisou o processo da Educação do Campo: um olhar para o contexto das Escolas do Campo. Por meio de análise qualitativa bibliográfica documental referencial teórico, apresentou os conceitos da Educação do Campo, Escola do Campo, analisando a contextualização histórica e os aspectos legais. Utilizou-se como referência teórico, os autores: Caldart, Molina, Arroyo, entre outros. A pesquisa documental baseou-se em dados já realizados sobre o aparamento da Educação do Campo. A presente pesquisa comportou de quatro capítulos. No primeiro capítulo, apresenta-se a caracterização do trabalho. No segundo capítulo, apresenta-se a contextualização histórica da Educação do Campo, e os desafios que a Educação do Campo vem afrontando, e a diferença de Educação Do/No campo. No terceiro capítulo aponta a Legislação e o direito dos sujeitos do campo ao acesso à escola do campo. No quarto capítulo: apresenta-se um breve histórico das escolas do campo e por reconhecimento e valorização das escolas do campo e seus desafios históricos, além valorização dos sujeitos do campo. Nas considerações finais percebe-se que as políticas públicas são insuficientes pela garantia das escolas do campo e que a Educação do Campo têm se desafiado por garantir uma educação que atenda todos os sujeitos do campo, porém a maioria das vezes por mais que há uma organicidade dos sujeitos do campo, as mesmas não garante a permanecia de uma educação que atenda todo os sujeitos do campo.
Abstract/Resumen: This paper analyzed the process of rural education: a look at the context of rural schools. Through qualitative bibliographical analysis the theoretical referential documentary, presented the concepts of Rural Education, School of the Field, always analyzing the historical context and the legal aspects. The authors used the theoretical reference: Caldart, Molina, Arroyo, among others. The documentary research was based on data already done about the trimming of Rural Education. The present research consisted of four chapters. The first chapter presents the characterization of the work. In the second chapter, we present the historical contextualization of the Rural Education, and the challenges that the Rural Education has been facing, and the difference of Education Do / In the field. The third chapter points to the Legislation and the right of rural subjects to access to the rural school. In the fourth chapter: a brief history of rural schools is presented, as well as recognition and appreciation of rural schools and their historical challenges, as well as appreciation of rural subjects. In the final considerations it is clear that public policies are insufficient for the guarantee of rural schools and that Rural Education has been challenged to guarantee an education that meets all rural subjects, but most of the time there is an organic nature. of the subjects of the field, they do not guarantee the permanence of an education that meets all the subjects of the field.
Palavras-chave: Escola rural
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3872
Data do documento: 2019
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