Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3874
Tipo: Monografia
Título: O processo da educação escolar indígena kaingang nas terras indígenas de Mangueirinha Paraná: sob perspectivas de imposições colonialistas
Autor(es): Santos, Natanieli Luiz dos
Primeiro Orientador: Gehlen, Maria Eloá
Resumo: A pesquisa teórica tem por tema o processo da Educação Escolar Indígena Kaingang das Terras Indígenas de Mangueirinha aldeia Campina Sede, Sudoeste do Paraná. Tem por objetivo analisar as peculiaridades do processo de imposições colonialistas na educação escolar indígena, com ênfase no conhecimento e ensinamentos de seus antepassados que sofreram com o processo de imposições colonialistas da época. A pesquisa foi realizada nas dependências do Colégio Estadual Indígena Kokoj Ty Han Ja-EIEF-EM. O que demarca o trabalho é se existem imposições no método de ensino e qual a visão de estudantes a respeito da temática. O trabalho tem por base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, a Constituição Federal de 1988 e a legislação da Educação Indígena, referência com a obra de Paulo Freire e o Projeto Político Pedagógico do colégio. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com 3 Estudantes do Ensino Médio e Fundamental, 2 professores e 3 anciãos. Concretizado o fato de haver imposições colonialistas procuro compreender as oposições e conexões, que contribuíram durante processo de aprendizagem dos indígenas. O resultado demarca que as instituições escolares impõem que os alunos aprendam o modo europeu de pensar, pois as práticas trabalhadas em sala de aula, demostram a obrigação do aluno de aprender de acordo com a imposição colonial, pois o sistema educacional exige a prática de atribuir notas aos alunos e as relações que podem vir a intervir no modo de ensino e aprendizagem.
Abstract/Resumen: The theoretical research has as its theme, the process of the Kaingang indigenous schooling of Mangueirinha. Indigenous Lands, in Southwest, Paraná. It have as an objective analyze the peculiarities of the colonialist process and impositions in the Indigenous education, emphasizing the knowledge and teachings of their ancestors that suffered with the colonialist process impositions. The research of the camp was held on the premises of the Kokoj Ty Han Ja-EIEF-EM Indigenous College. What demarcates the work, is if there are impositions in the teaching method and what is the students point of view bout the thematic. The paper is Based on the Education Guidelines and Bases Act of 1996, the 1988 Federal Constitution and the legislation of the Indigenous Education, the work of Paulo Freire and the Pedagogical Political Project of the school. The research methodology is characterized as qualitative, with 3 High School and Elementary Students, 2 teachers and 3 elders. With the fact that there are colonialist impositions, I try to understand the oppositions and connections that contributed during the learning process of the indigenous students. The result points out that school institutions still require students to learn according to the European way of thinking, because the practices worked in the classroom, demonstrate the student's obligation to learn according to the colonial imposition, because the educational system requires the practice of assigning grades to students and the relationships that may intervene in the teaching and learning mode.
Palavras-chave: Educação indígena
Kaingang
Aculturação
Colonialismo
Educação escolar
Mangueirinha (PR)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3874
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf837,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.