Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3899
Tipo: Dissertação
Título: Formações imaginárias sobre sujeito aluno na BNCC (2018) - ensino médio: uma visão utilitarista do ensino
Autor(es): Sanzovo, Stephane Terres
Primeiro Orientador: Stübe, Angela Derlise
Primeiro membro da banca: Finger-Kratochvil, Cláudia
Segundo membro da banca: Rassia, Gesualda de Lourdes dos Santos
Terceiro membro da banca: Cavalheiro, Aline Cassol Daga
Resumo: O presente estudo, com base no dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso (AD) pecheutiana, em uma perspectiva que dialoga com os estudos sobre a educação, tem por objetivo analisar que formações imaginárias sobre sujeito-aluno são sustentadas no discurso da Base Nacional Comum Curricular (2018), um documento oficial de caráter normatizador da educação básica no Brasil. Para tanto, a pesquisa delimitou-se pela análise, dentro de A Etapa do Ensino Médio, a parte que se intitula “A área de linguagens e suas tecnologias”, definindo-se assim o corpus deste estudo. De forma a investigar os dispositivos que funcionam para construir as formações imaginárias sobre sujeito-aluno, realizamos recortes discursivos a partir da seleção de Sequências Discursivas, nas quais foram analisadas regularidades de marcas linguísticas e discursivas, para atender os objetivos desta pesquisa. Essas regularidades são, respectivamente, “Aprender a aprender” e “Autonomia”, resultando no “Apagamento do sujeito professor”. Isso porque nossa hipótese é de que as formações imaginárias sobre sujeito-aluno são sustentadas por concepções mercadológicas do ensino e do aluno, pois a partir de uma doutrinação advinda das concepções neoliberais de mercado e economia, o sujeito-aluno é levado a devolver ao Estado, em forma de mão de obra qualificada e não especializada, os investimentos que foram feitos para os seus estudos. O estudante deve ser flexível e adaptável ao sistema capitalista e às demandas do mercado de trabalho, que requerem cada vez mais a inserção do trabalhador às novas tecnologias, que não critique o sistema, mas saiba se adaptar de diferentes formas, sem alterá-lo. Essas formações imaginárias sustentadas por uma visão utilitarista do ensino permitem que haja o apagamento do sujeito-professor na textualidade do documento. Assim, as marcas linguísticas e discursivas do lema “aprender a aprender” e “autonomia”, analisadas a partir de sequências discursivas, funcionam como dispositivos para o apagamento do professor como profissional responsável pela seleção de metodologias para o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, a responsabilidade sobre o próprio aprendizado caberá ao aluno, que de forma autônoma deverá obter êxito no processo de ensino na educação básica, terminando os estudos com um perfil de egresso baseado nos objetivos desenvolvidos pelas competências e habilidades dispostas pela Base. O documento produz formações imaginárias sobre um sujeito-aluno que esteja preparado para atender as demandas do mercado, desenvolvendo uma visão utilitarista da formação do sujeito-aluno e estando permeada por concepções do mundo do trabalho. A escola como o lugar de manifestação do discurso autoritário consolida e normatiza sentidos que estão voltados à adaptação do sujeito às demandas capitalistas, sem incentivá-lo a criticar o sistema, mas consolidando sentidos de diferentes formas de adaptação. O Estado se afasta cada vez mais da responsabilidade pelo sujeito no que concerne ao acesso e à oferta de emprego e transfere ao aluno, pelo discurso da autonomia e do protagonismo, a responsabilidade frente ao mercado de trabalho, a vida pessoal, a vida coletiva e as questões de demanda socioambiental.
Abstract/Resumen: This study, based on the theoretical-analytical instrument of Speech Analysis by Pecheut, in a perspective that dialogues with the studies about education, has as its goal to analyze which imaginary formations about subject-student are supported in the discourse by National Curricular Common Basis (2018), na official document, having standardizing character for Brazilian Basic Education. Thus, this research has dilimited by the analysis, within High School Stage, the section titled “Language and its Technologies”, defining this way, the corpus for this study. In order to investigate the instruments that work to build the imaginary formations about subject-student, we have performed speech sequencies, in wich we have analyzed regularities of speech and linguistic marks, in order to accomplish the goals of the research. These regularities are, respectively, “Learning to learn” and “Autonomy”, resulting in the “Erasure of subject-teacher”. This is due to our hypothesis is that the imaginary formations about subject-student are supported by marketing conceptions of teaching and student, because they are from an indoctrination resulting from neoliberal conceptions of Market and economy, the subject-student is led to give back the State, as qualified and non-specialized labor, the investments that had been made for their studies. The student must be flexible and adaptable to the capitalista system and to the demands of the market of labor, which requires, increasingly, the insertion of the worker to the new technologies, which does not criticizes the system, but is capable to adapt in different ways, without changing it. These imaginary formations supported by a utilitarian view of teaching allow the erasure of the subject-teacher in the textuality of the document. Thus, the speech and linguistic marks of the motto “learning to learn” and “autonomy”, analyzed from speech sequencies, work as instruments toe rase the teacher as professional who is responsible for the selection of methodologies for teaching and learning process. Thus, the responsibility for their own learning is due to the student, who autonomously must obtain success in the process of teaching at basic education, concluding the studies with a profile of egress based on the goals developed by the competences and skills available in the Basis. The document produces imaginary formations about a subject-student who is prepared to attend the demands of the market, developing a utilitarian view of the formation of the subject-student and being pervaded by conceptions of labor market. The school, as a place of authoritarian speech manifestation, consolidates and standardizes senses which are led to the adaptation of the subject to capitalist demands, without encouraging it to criticize the system, but consolidating senses in different ways of adaptation. The State moves away from the responsibility for the subject concerning to the access and offer of job, and it transfers to the student, by the speech of autonomy and protagonism, the responsibility in face of labor market, personal life, social life and the matters of social environmental demand.
Palavras-chave: Linguagem
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Base Nacional Comum Curricular
Aprendizagem escolar
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3899
Data do documento: 28-Out-2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANZOVO.pdf874,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.