Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Riffel, Rogério Tomasi-
dc.contributor.advisor-co1Acrani, Gustavo Olszanski-
dc.contributor.referee1Riffel, Rogério Tomasi-
dc.contributor.referee2Salton, Jorge Alberto-
dc.contributor.referee3Lopes, Bruna Chaves-
dc.creatorCasalli, Ágata Berti-
dc.date2020-
dc.date.accessioned2021-03-08T23:10:20Z-
dc.date.available2021-02-
dc.date.available2021-03-08T23:10:20Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3922-
dc.description.abstractObjective: The Burnout Syndrome (SB) consists of three dimensions, these being emotional exhaustion (EE), depersonalization (DP) and personal fulfillment (RP). It presents itself as an important factor of illness among teachers, directly reflecting on the quality of life these professionals have. Therefore, this work aims to investigate the prevalence of burnout syndrome, its dimensions and its relationship with social, labor and health characteristics. Methodology: This is a cross-sectional study developed with teachers from public schools in the municipality of Passo Fundo, RS. Prepared based on the use of a self-application questionnaire containing sections related to sociodemographic and labor characteristics, plus the Maslach Burnout Inventory - MBE instrument. Results: 221 teachers were included in the research. The positive outcome for SB was found in 14.5% of teachers. As for the dimensions, high levels of EE and DP were found in 41 and 28.5%, respectively, while low levels of PR were present in 54% of the sample. A higher frequency of the outcome was found in the EE and RP dimensions in individuals with perception of the presence of stressors, a higher frequency of the PR outcome among younger people, as well as a higher frequency of all outcomes in teachers with low satisfaction with the profession. Conclusion: Burnout negatively influences teachers and the education sector, causing damage to the functioning of educational institutions. It is necessary to modify the stressors in order to prevent teachers from becoming ill.pt_BR
dc.description.resumoA Síndrome de Burnout (SB) é constituída de três dimensões, sendo essas a exaustão emocional (EE), despersonalização (DP) e a realização pessoal (RP). Ela apresenta- se como importante fator de adoecimento entre os docentes, refletindo diretamente na qualidade de vida desses profissionais. Portanto, esse trabalho propõe-se a investigar a prevalência da síndrome de burnout, suas dimensões e sua relação com características sociais, de trabalho e de saúde. Metodologia: Esse é um estudo transversal desenvolvido com professores da rede pública de ensino do município de Passo Fundo, RS. Elaborado a partir da utilização de um questionário de autoaplicação contendo seções referentes a características sociodemográficas e laborais, acrescido do instrumento Maslach Burnout Inventory - MBE. Resultados: Foram incluídos na pesquisa 221 professores. O desfecho positivo para SB foi encontrado em 14,5% dos docentes. Quanto às dimensões, altos níveis de EE e DP foram encontrados respectivamente em 41 e 28,5%, enquanto baixos níveis de RP estiveram presentes em 54% da amostra. Foi encontrada uma maior frequência do desfecho nas dimensões EE e RP em indivíduos com percepção da presença de fatores estressores, maior frequência de desfecho RP entre os de menor idade, assim como maior frequência de todos os desfechos em docentes com baixa satisfação com a profissão. Conclusão: Burnout influencia negativamente os docentes e o setor da educação, trazendo prejuízo no funcionamento das instituições de ensino. Faz-se necessária a modificação dos fatores estressores a fim de prevenir o adoecimento dos docentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2021-02-25T15:28:41Z No. of bitstreams: 1 ÁGATA BERTI CASALLI.pdf: 1587852 bytes, checksum: 626ca1cf3a0c461eedaee3e50dedf182 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-03-08T23:10:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ÁGATA BERTI CASALLI.pdf: 1587852 bytes, checksum: 626ca1cf3a0c461eedaee3e50dedf182 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-08T23:10:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ÁGATA BERTI CASALLI.pdf: 1587852 bytes, checksum: 626ca1cf3a0c461eedaee3e50dedf182 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Passo Fundopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstresse psicológicopt_BR
dc.subjectEstresse Profissionalpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEscola de Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEscola de Ensino Infantilpt_BR
dc.subjectEscola de Ensino Médiopt_BR
dc.subjectDoenças ocupacionaispt_BR
dc.titlePrevalência de síndrome de Burnout em professores da rede pública de ensinopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÁGATA BERTI CASALLI.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.