Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3922
Type: Monografia
Título : Prevalência de síndrome de Burnout em professores da rede pública de ensino
Author: Casalli, Ágata Berti
First advisor: Riffel, Rogério Tomasi
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Acrani, Gustavo Olszanski
metadata.dc.contributor.referee1: Riffel, Rogério Tomasi
metadata.dc.contributor.referee2: Salton, Jorge Alberto
metadata.dc.contributor.referee3: Lopes, Bruna Chaves
Resume: A Síndrome de Burnout (SB) é constituída de três dimensões, sendo essas a exaustão emocional (EE), despersonalização (DP) e a realização pessoal (RP). Ela apresenta- se como importante fator de adoecimento entre os docentes, refletindo diretamente na qualidade de vida desses profissionais. Portanto, esse trabalho propõe-se a investigar a prevalência da síndrome de burnout, suas dimensões e sua relação com características sociais, de trabalho e de saúde. Metodologia: Esse é um estudo transversal desenvolvido com professores da rede pública de ensino do município de Passo Fundo, RS. Elaborado a partir da utilização de um questionário de autoaplicação contendo seções referentes a características sociodemográficas e laborais, acrescido do instrumento Maslach Burnout Inventory - MBE. Resultados: Foram incluídos na pesquisa 221 professores. O desfecho positivo para SB foi encontrado em 14,5% dos docentes. Quanto às dimensões, altos níveis de EE e DP foram encontrados respectivamente em 41 e 28,5%, enquanto baixos níveis de RP estiveram presentes em 54% da amostra. Foi encontrada uma maior frequência do desfecho nas dimensões EE e RP em indivíduos com percepção da presença de fatores estressores, maior frequência de desfecho RP entre os de menor idade, assim como maior frequência de todos os desfechos em docentes com baixa satisfação com a profissão. Conclusão: Burnout influencia negativamente os docentes e o setor da educação, trazendo prejuízo no funcionamento das instituições de ensino. Faz-se necessária a modificação dos fatores estressores a fim de prevenir o adoecimento dos docentes.
Resumen : Objective: The Burnout Syndrome (SB) consists of three dimensions, these being emotional exhaustion (EE), depersonalization (DP) and personal fulfillment (RP). It presents itself as an important factor of illness among teachers, directly reflecting on the quality of life these professionals have. Therefore, this work aims to investigate the prevalence of burnout syndrome, its dimensions and its relationship with social, labor and health characteristics. Methodology: This is a cross-sectional study developed with teachers from public schools in the municipality of Passo Fundo, RS. Prepared based on the use of a self-application questionnaire containing sections related to sociodemographic and labor characteristics, plus the Maslach Burnout Inventory - MBE instrument. Results: 221 teachers were included in the research. The positive outcome for SB was found in 14.5% of teachers. As for the dimensions, high levels of EE and DP were found in 41 and 28.5%, respectively, while low levels of PR were present in 54% of the sample. A higher frequency of the outcome was found in the EE and RP dimensions in individuals with perception of the presence of stressors, a higher frequency of the PR outcome among younger people, as well as a higher frequency of all outcomes in teachers with low satisfaction with the profession. Conclusion: Burnout negatively influences teachers and the education sector, causing damage to the functioning of educational institutions. It is necessary to modify the stressors in order to prevent teachers from becoming ill.
Palabras clave : Estresse psicológico
Estresse Profissional
Saúde mental
Escola de Ensino Fundamental
Escola de Ensino Infantil
Escola de Ensino Médio
Doenças ocupacionais
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Passo Fundo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3922
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: Medicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ÁGATA BERTI CASALLI.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.