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Type: Dissertação
Title: O encontro da cultura Kaingang com a cultura acadêmica nos espaços formativos de uma licenciatura: localizando diálogos, resistências, imposições e superações
Author: Hammes, Elisabete Cristina
First advisor: Valério, Mairon Escorsi
metadata.dc.contributor.referee1: Cassiani, Suzani
metadata.dc.contributor.referee2: Roani, Alcione Roberto
Resume: Este estudo busca refletir sobre o processo educativo vivenciado pelos acadêmicos indígenas no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Mais especificamente aos acadêmicos da etnia Kaingang, buscando perceber como, no processo formativo em curso, estabelecem relações com o conhecimento baseado em uma epistemologia diversa daquela que se apresenta na organização e produção de conhecimento dos povos originários. Para a realização deste estudo optou-se pela Pesquisa Qualitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa exploratória, considerando ser uma primeira aproximação dessa perspectiva formativa com o contexto epistemológico da etnia Kaingang. O objetivo geral desta pesquisa está orientado para a localização dos estranhamentos e limitações apresentadas pelos acadêmicos indígenas em seu processo final de formação, no que se refere ao modelo científico que ampara o curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza, buscando mapear possibilidades de interepistemologias. Quanto aos objetivos específicos, propomos localizar, na história da ciência moderna, os elementos constitutivos que promoveram subalternidades, diferenciação racial e epistemicídios; Localizar, a partir dos teóricos da perspectiva decolonial, entre outros, as fissuras do modelo científico ocidental, na perspectiva de sua universalização; Localizar elementos que auxiliem na definição de características de uma epistemologia adequada às especificidades dos povos originários. Nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para aprofundar conceitos e paradigmas estudados, e para a coleta de dados, entrevista estruturada. As entrevistas foram realizadas com seis acadêmicas/os da etnia Kaingang que estavam finalizando o curso, tendo por critério de seleção maior idade. Os docentes do curso também participaram da pesquisa, sendo um representante de cada uma das ênfases – química, física e biologia, e um representante do domínio comum e um do conexo, totalizando cinco entrevistados. Para a análise das entrevistas foi utilizada a matriz metodológica decolonial. Quanto aos resultados deste estudo, no que se refere às limitações percebidas no processo formativo pelos acadêmicos Kaingang, elencamos: a diferença na temporalidade, a dificuldade de interação com o conhecimento acadêmico pela diferença da língua e do entendimento dos conceitos, a desconsideração da oralidade como metodologia específica de sua etnia, a pouca utilização dos conhecimentos tradicionais e a não-presença de seus detentores nos espaços formativos. Observa-se, assim, que na relação entre a cultura acadêmica e a cultura específica dessa etnia existem muitas diferenças que tem sido sistematicamente desconsideradas, de forma que oferecer uma formação superior que se paute nos moldes da ciência hegemônica significa continuar operando na lógica assimilacionista, no viés da colonialidade, formato este que se opõe à interculturalidade crítica e impede a produção de interepistemologias. A partir das entrevistas, localizamos as seguintes categorias: a temporalidade, a dificuldade de interação com o conhecimento acadêmico pela diferença da língua, a desconsideração da oralidade como metodologia específica de sua etnia, a pouca utilização dos conhecimentos tradicionais e a nãopresença dos detentores deste conhecimento nos espaços da academia. A presença de dualidades hierarquizantes, nos moldes da ciência hegemônica, e pautadas nas diferenças das raças, têm contribuído para afastar e invisibilizar os povos indígenas da produção de conhecimento. Tensionar estas dualidades nas contradições destas diferentes visões de mundo permitem ampliar as fissuras do modelo ocidental, apontando para outros modos e formas de reconhecimento, de produção de conhecimentos, bem como no desvelar das contradições do processo formativo vivenciado por estes sujeitos, no sentido de superação do epistemicídio e da promoção de interepistemologias.
Abstract: Este estudio busca reflexionar sobre el proceso educativo vivido por académicos indígenas en el curso Interdisciplinario en Educación Rural: Ciencias Naturales. Más específicamente los académicos de la etnia Kaingang, buscando comprender cómo, en el proceso formativo en curso, establecen relaciones con el conocimiento a partir de una epistemología diferente a la presentada en la organización y producción del conocimiento de los pueblos originarios. Para la realización de este estudio se eligió la Investigación Cualitativa, caracterizándose como una investigación exploratoria, considerando ser una primera aproximación de esta perspectiva formativa con el contexto epistemológico de la etnia Kaingang. El objetivo general de esta investigación está orientado a la localización de las extrañezas y limitaciones que presentan los académicos indígenas en su proceso final de formación, respecto al modelo científico que sustenta la Licenciatura en Educación Rural: Ciencias de la Naturaleza, buscando mapear posibilidades de interepistemologías. Cuanto a los objetivos específicos, proponemos ubicar, en la historia de la ciencia moderna, los elementos constitutivos que promovieron las subalternidades, la diferenciación racial y los epistemicidios; Localizar, desde los teóricos de la perspectiva decolonial, entre otros, las grietas del modelo científico occidental, en la perspectiva de su universalización; Encontrar elementos que ayuden a definir las características de una epistemología adecuada a las especificidades de los pueblos originarios. Utilizamos la investigación bibliográfica para profundizar conceptos y paradigmas estudiados, y para la recolección de datos, entrevistas estructuradas. Las entrevistas se realizaron con seis estudiantes Kaingang que estaban terminando el curso, con mayor edad como criterio de selección. Los profesores del curso también participaron de la investigación, siendo un representante de cada uno de los énfasis - química, física y biología, y un representante del dominio común y uno del dominio conexo, totalizando cinco encuestados. Para el análisis de las entrevistas se utilizó la matriz metodológica descolonial. Cuanto a los resultados de este estudio, en lo que se refiere a las limitaciones percibidas en el proceso de formación por los académicos Kaingang, enumeramos: la diferencia en la temporalidad, la dificultad de interactuar con los conocimientos académicos por la diferencia de lenguaje y comprensión de conceptos, el desprecio de la oralidad como metodología propia de su etnia, el escaso uso de los conocimientos tradicionales y la no-presencia de sus titulares en los espacios de formación. Se observa, por tanto, que en la relación entre la cultura académica y la cultura específica de esta etnia, existen muchas diferencias que han sido sistemáticamente desatendidas, por lo que ofrecer una educación superior que se rija por el modelo científico hegemónico significa seguir operando en la lógica asimilacionista, en el sesgo de la colonialidad, formato que se opone a la interculturalidad crítica e impide la producción de interepistemologías. La presencia de dualidades jerarquizantes, en la línea de la ciencia hegemónica, y basadas en las diferencias de las razas, ha contribuido para el distanciamiento e invisibilidad de los pueblos indígenas de la producción de conocimiento. Tensar estas dualidades en las contradicciones de estas diferentes visiones del mundo permite ampliar las fisuras del modelo occidental, apuntando a otros modos y formas de reconocimiento, de producción de conocimiento, así como develar las contradicciones del proceso formativo vivido por estos sujetos, en el sentido de superación de epistemicidio y promoción de interepistemologías.
Keywords: Decolonialidade
Educação indígena
Epistemicídio
Educação superior
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3937
Issue Date: 2020
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Interdisciplinar em Ciências Humanas

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