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Tipo: Dissertação
Título: Campos de experiências na Base Nacional Comum Curricular: reflexões, desafios e probabilidades para a educação infantil a partir do diálogo com a abordagem Reggio Emilia/Itália
Autor(es): Zambonato, Catia Francziak
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Silva, Ivone Maria Mendes
Segundo membro da banca: Nogaro, Arnaldo
Resumo: A pesquisa, apoiada no tema “Campos de Experiências na Base Nacional Comum Curricular: Reflexões, desafios e possibilidades para a Educação Infantil partir do diálogo com Reggio Emilia/Itália”, objetiva correlacionar os Campos de Experiências propostos pela BNCC (2017) brasileira com a proposta pedagógica da abordagem Reggio Emilia/Itália, procurando identificar, compreender e interpretar suas similaridades e diferenças para pensar os desafios e as possibilidade para a realidade da Educação Infantil. Nessa perspectiva, a pesquisa busca resposta à problemática: Como compreender, interpretar e desenvolver os Campos de Experiências na Educação Infantil Brasileira, propostos pela BNCC, a partir do diálogo com a abordagem Italiana de Reggio Emilia? A proposta desta pesquisa, que está fundamentada na Teoria Crítica e de cunho interdisciplinar, abrangendo as áreas da história, sociologia, psicologia, filosofia, pedagogia, e geografia, insere-se em uma abordagem qualitativa, classificada como descritiva e interpretativa, sob a configuração dos Estudos: Bibliográfico, Documental, (Auto)biográfico e de Caso, a qual utilizou para coleta de dados: diário de bordo, roteiro de observação, fotos e documentos. A partir de fundamentações teóricas e documentais, os dados foram coletados por meio de informações, observações, materiais impressos, experiências vivenciadas na pesquisa em formação, que aconteceu durante o curso vivencial experiencial e formativo promovido pelo 13º Grupo de Estudos da América Latina e RedSOLARE- Brasil, em maio de 2019, no Centro Internacional Loris Malaguzzi, com extensão a duas Creches e a uma Escola para a primeira infância, no Município de Reggio Emília/Itália. Durante a pesquisa, os dados foram descritos no diário de bordo e revelados por meio de fotos, de materiais adquiridos e de nossa narrativa autobiográfica, mostrando duas dimensões: a pesquisa em formação, como uma estratégia para o autoconhecimento e a Abordagem Reggio Emilia/Itália, como uma possibilidade a partir da análise dos eixos: criança e infância, tempo e espaço, interação e relação, para compreender, interpretar e desenvolver a proposta dos Campos de Experiência, descrita na Etapa da Educação Infantil na BNCC/2017. A pesquisa traz como resultado temas para futuras pesquisas no meio acadêmico e suporte teórico para reflexões em formações continuada de professores, em especial da área de Educação Infantil, evidenciando desafios e possibilidades para uma mudança de postura sobre o saber e o fazer pedagógico.
Abstract/Resumen: The research, supported by the theme “Fields of Experience in the National Common Curriculum Base: Reflections, challenges and possibilities for Early Childhood Education from the dialogue with Reggio Emilia/Italy apporoch”, aims to associate the Fields of Experiences proposed by the National Common Curricular Base (BNCC) with the Reggio Emilia approach to identify, understand and interpret their similarities and differences to reflect about the challenges and possibilities for the Early Childhood Education reality. Thus, this dissertation seeks to answer the problem: How to understand, interpret and develop the Fields of Experience in Brazilian Early Childhood Education, proposed by BNCC, which are based on the dialogue with Reggio Emilia approach? The proposal of this research, which is based on Critical Theory and has an interdisciplinary nature, covering the areas of history, sociology, psychology, philosophy, pedagogy, and geography, is inserted in a qualitative approach, classified as descriptive and interpretive, under the configuration of the following studies: Bibliographic, Documentary, (Auto)biographical and Case. For data collection we used: logbook, observation script, photos and documents. Based on theoretical and documentary foundations, we collected the data from information, observations, printed materials, experiences in research in formation, which took place during the experiential and formative experiential course promoted by the 13th Group of Studies in Latin America and RedSOLARE- Brazil, in May 2019, at the International Center Loris Malaguzzi, with extension to two Nurseries and a School for Early Childhood, in the city of Reggio Emilia / Italy. During the research, we described the data in the logbook and showed them through photos, acquired materials and our autobiographical narrative, which presented two dimensions: research in formation as a strategy for self-knowledge and the Reggio Emilia approach as a possibility from the analysis of the axes: child and childhood, time and space, interaction and relationship, to understand, interpret and develop the proposal of the Fields of Experience, described in Estage of Early Childhood Education in BNCC-EI/2017. This dissertation brings as a result themes for future research in the academic environment, as well as theoretical support for reflections in continuing teacher training, especially in the area of Early Childhood Education, which highlights challenges for a change in attitude about pedagogical knowledge and practice.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Educação infantil
Reggio Emilia (Itália)
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3940
Data do documento: 2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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