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Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do curso de pedagogia UFFS/Campus Erechim para atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Radomski, Lidianne Laizi
Primeiro Orientador: Sartori, Jerônimo
Primeiro membro da banca: Bittencourt, Zoraia
Resumo: A ampliação do ensino público gratuito e obrigatório e a elevação da formação de professores para o Ensino Superior, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, trouxeram alguns obstáculos que foram traduzidos em metas no Plano Nacional de Educação (PNE) e suscitaram a discussão sobre a formação dos profissionais que atuam na Educação Básica. Nessa perspectiva, ao refletir sobre formação docente, a pesquisa teve como objetivo geral: analisar as contribuições da formação inicial de professores no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, para o enfrentamento dos desafios da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva das egressas do curso. A pesquisa desenvolveu-se com abordagem qualitativa em três etapas: 1) pesquisa de campo: a) revisão bibliográfica - retomada histórica sobre a constituição da Educação Superior e da formação de professores no Brasil, analisando aspectos históricos e políticos que contribuíram para construção do quadro educacional vigente; b) Estado de Conhecimento – realizado por meio da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), sobre a formação inicial de professores no curso de Pedagogia para contextualizar o trabalho e justificar sua relevância e ineditismo; 2) pesquisa documental: análise documental comparativa dos dois Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Pedagogia da UFFS/campus Erechim, identificando alterações e avaliando as mudanças entre os PPCs; 3) pesquisa de campo: a) questionário – respondido por 50 egressas do curso –, com o propósito de elaborar um perfil da docência das mesmas, investigando sua trajetória acadêmica, formação continuada e local de atuação; b) entrevista com nove professoras egressas com atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando analisar como o curso de Pedagogia da UFFS/campus Erechim contribuiu para o enfrentamento dos desafios da docência nessa etapa da Educação Básica. Verificou-se pelos questionários que a maioria das egressas atua em escolas da rede pública de ensino e que possuem formação continuada em Pós-Graduação lato e/ou stricto sensu. Constatou-se pelas entrevistas que as principais contribuições do curso foram referentes à construção de um consistente arcabouço teórico que possibilitou a formação do senso crítico, da sensibilidade social e da atitude investigativa nas professoras. O trabalho com a interdisciplinaridade e com as metodologias de ensino foi apontado como ponto frágil do curso. A partir disso, foi elaborado como produto final um diagnóstico do curso, que foi encaminhado à coordenação da licenciatura em Pedagogia e à coordenação acadêmica da UFFS/campus Erechim, fornecendo subsídios para pensar o referido curso e contribuir na melhoria da formação inicial de professores na universidade.
Abstract/Resumen: The expansion of free and compulsory public education and the increase in the training of teachers for Higher Education, provided for in the National Education Guidelines (LDB) – Law No. 9.394/96, brought some obstacles that were translated into goals in the National Education Plan (PNE) and prompted reflection on the training of professionals working in Basic Education. In this regard, when reflecting on teacher training, the research had as its general objective: to analyze the contributions of initial teacher training in the Pedagogy course of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim campus, to face the challenges of teaching in the early years of elementary school. A research with a qualitative approach was developed in three main stages: 1) bibliographic research: a) bibliographic review, in which a historical review was made of the constitution of higher education and teacher training in Brazil, analyzing historical and political aspects that contributed to build the current educational framework; b) State of Knowledge – carried out through the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), on the initial formation of teachers in the Pedagogy course to contextualize the work and justify its relevance and originality; 2) documentary research: a comparative document analysis of the two Pedagogical Projects of the Course (PPC) of Pedagogy at UFFS/ Erechim campus, in order to identify changes and to assess the changes between the PPCs; 3) field research: a) questionnaire – which was answered by 50 graduates of the course –, with the purpose of elaborating their teaching profile, investigating their academic trajectory, continuing education and workplace; b) interview with nine teacher who worked in the early years of elementary school, analyzing how the Pedagogy course at UFFS/Erechim campus contributed to face the challenges of teaching in this stage of Basic Education. It was found by the questionnaires, that the majority of the graduates worked in public schools and that they had continued training in post-graduate courses. It was found, through the interviews, that the main contributions of the course were related to the construction of a consistent theoretical framework that enabled the formation of critical sense, social sensitivity and investigative attitude in the teachers. The work with interdisciplinarity and teaching methodologies were identified with weak points of the course. From this, a diagnosis of the course was elaborated as a final product, which was sent to the coordination of the degree in Pedagogy and to the academic coordination of UFFS/Erechim campus, providing subsidies to think about the referred course and contribute to the improvement of the initial teacher training at the University.
Palavras-chave: Formação docente
Prática docente
Ensino superior
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3946
Data do documento: 2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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