Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3948
Type: Dissertação
Title: Formação docente das professoras alfabetizadoras: um olhar sobre a leitura e a escrita
Author: Moura, Eliane Maria Fogliarini
First advisor: Paim, Marilane Maria Wolff
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee2: Spengler, Maria Laura Pozzobom
Resume: O processo de aquisição da leitura e da escrita é uma das condições essenciais à integração na vida social, oportunizando desse modo, seu entendimento para o significado de mundo. Por isso, é relevante conhecer as ações das professoras no sentido de compreender o impacto das formações continuadas em suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar, tendo como objetivo geral: Conhecer o processo de formação docente das professoras alfabetizadoras e as concepções de leitura e escrita de crianças de primeiro e segundo ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual de Erechim. Portanto, pesquisar sobre essa temática deu-nos a oportunidade de analisar os saberes necessários para o processo de alfabetização, trazendo à reflexão o papel dessa formação no exercício pedagógico das professoras ao trabalhar com alfabetização no processo de leitura e escrita, ampliando o conhecimento e oferecendo subsídios para quem sabe revitalizar as ações docentes. Este estudo é justificado por seu caráter científico e social devido à necessidade de formação de um cidadão crítico e atuante na sociedade em que vive. Urge, desse modo, a necessidade de verificar em que medida a formação continuada – ofertada às professoras da rede pública estadual de Erechim – contribui para a prática pedagógica tendo em vista a alfabetização das crianças nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Destaca-se, neste estudo, a importância da formação continuada para as professoras alfabetizadoras a fim de melhorar a qualidade no contexto educacional. A pesquisa constatou que as concepções de formação continuada apresentada pelas docentes aproximam-se de perspectivas reflexivas sobre a própria prática escolar em que se percebe o interesse das alfabetizadoras pelos cursos/palestras/fóruns/congressos, além da perspectiva de articular a teoria e a prática para contribuir com um ensino de qualidade. Este estudo está fundamentado em pesquisa bibliográfica e coleta de dados por meio de entrevista com questões fechadas e abertas, permitindo, dessa forma, refletir sobre as questões apresentadas pelas professoras, abordando o tema formação continuada de professoras no processo de alfabetização na perspectiva de leitura e escrita, a fim de alcançar os objetivos desta investigação que tem, como princípio metodológico, pesquisa de campo com abordagem qualitativa.
Abstract: The process of acquiring reading and writing is one of the essential conditions for integration into social life, giving opportunity, the understanding for the meaning of the world. Therefore, it is applicable to know the actions of teachers in the sense of understanding the impact of continuing education on their pedagogical practices in everyday school life, so the main objective of the present study is to know the teacher education process of literacy teachers and the conceptions of reading and writing in a class of first grade and second grade of elementary school, these classes are a state school in Erechim. So, research on this method opportunity to analyze us the necessary knowledge for the literacy process and also brings to reflection the role of this training in the pedagogical exercise of teachers when working with literacy in the process of reading and writing, as well as, it expands knowledge and offers subsidies to possibly revitalize teaching actions. This study is justified by its scientific and social character due to the need to train a critical and active citizen in the society in which this person lives. Then the need arises to verify to which this continuing education contributes to the pedagogical practice of children’s literacy in the first grade and second grade of elementary school. This study highlights the importance of continuing education for literacy teachers in order to improve quality in the educational context. The research found that the concepts of continuing education presented by the teachers are close to reflective perspectives on their own school practice in which the interest of these literacy teachers in the courses, lectures, forum and congresses. In addition to the perspective of articulating theory and practice to contribute to quality teaching. This study is based on bibliographic research and data collection through interviews with closed and open questions, allowing to reflect on the issues evaluated by the teachers, addressing the theme of continuing teacher education in the process of literacy in the perspective of reading and writing, in order to achieve the objectives of this research that has as a methodological principle, field research with qualitative approach.
Keywords: Educação
Alfabetização
Formação continuada
Ação docente
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3948
Issue Date: 2020
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOURA.pdf1,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.