Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3954
Tipo: Dissertação
Título: A produção da representação social do risco fiscal: um estudo de caso na perspectiva do Posto Fiscal de Estreito
Autor(es): Bomfim Júnior, Wagner de Oliveira
Primeiro Orientador: Soares, Cássio Cunha
Primeiro membro da banca: Santana, Carlos Henriques
Segundo membro da banca: Valério, Mairon Escorsi
Resumo: O risco fiscal tributário é um efeito decorrente da própria atividade de fiscalização efetuada pelos órgãos fazendários. No entanto, pouco se analisa o tema como digno das ciências humanas. A temática tem sido dominada em boa parte por instrumentais das ciências econômicas ou simplesmente reservada ao alvedrio político. As mudanças que têm ocorrido por conta de medidas neoliberais e a propagação de ideias de um Estado dispendioso mostram a necessidade de se investigar mais sobre o quadro fiscal contemporâneo. Foco demasiado é dado para a falta de recursos, mas se silencia quando as fontes de arrecadação que são negligenciadas. Por essa razão, a presente pesquisa, se utilizando de instrumentais etnográficos e a concepção de representação de Moscovici, tenta demonstrar como é desempenhada a atividade de fiscalização. Posto que essa é uma das mais importantes de formas de se obter recursos públicos. Nessa perspectiva são analisados os quadros fiscais do Estado do Rio Grande do Sul e a evolução das atividades de fiscalização.
Abstract/Resumen: The Fiscal Risk is a natural result of the activity of the agencies that deal with tax. Nevertheless this subject isn’t quite often analyzed by the social sciences. The economic tools or the political dominates this realm. The neoliberal policies and the crisis of the Tax State are reasons for more research into the fiscal landscape. The focus is usually the small state’s budget but the quest of the tax’s source has been omitted. Therefor this work deals with the tax evasion using ethnographic tools and the concept of social representation from Moscovici to design a new insight of the fiscal situation. The Rio Grande do Sul’s budget situation and the tax oversight are analysed.
Palavras-chave: Tributos fiscais
Sonegação de impostos
Sociologia fiscal
Impostos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3954
Data do documento: 27-Ago-2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOMFIM JÚNIOR.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.