Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hermel, Erica do Espírito Santo-
dc.contributor.referee1Araújo , Maria Cristina Pansera de-
dc.contributor.referee2Güllich, Roque Ismael da Costa-
dc.creatorPasini, Margiéli-
dc.date2016-11-29-
dc.date.accessioned2017-06-19T14:07:49Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2017-06-19T14:07:49Z-
dc.date.issued2016-11-29-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/395-
dc.description.abstractThe ageing of the population has become a worldwide phenomen. In this situation, understanding the process of aging becomes important for the formation of the future elderly, this new reality imposes the need of a greater reflexion on the teaching tools applied to Sciene and Biology classes in what concerns the issues of Health Education. The methodological referral occurred from the analysys content of the movie “Song for Marion” to verify the elderly people portray that are presented by this media. The corpus was delimited by analysing the content of the media, as well as the categories: i) the multiple faces of aging: loneliness, losses and discoveries ii) gender matters: old women representation in movies. We realized that the movie presents if self as a tool that makes it possible to work in Science and Biology teaching along with subjects, such as aging, death and gender matters, being able to deal with emotions and human being perceptions.pt_BR
dc.description.resumoO envelhecimento da população tem se tornado um fenômeno mundial. Nesse movimento, compreender o processo do envelhecer torna-se importante para a formação dos futuros velhos, e esta nova realidade impõe a necessidade de uma maior reflexão quanto às ferramentas de ensino para aulas de Ciências e Biologia no que tange as questões de Educação em Saúde. Esse é o contexto do qual parte a realização deste trabalho, cujo encaminhamento metodológico ocorreu a partir da análise de conteúdo do filme “Canção Para Marion”, para verificar quais representações de velhice são apresentadas por essa mídia. Com a Análise de Conteúdo, delimitou-se o corpus da pesquisa, assim como as categorias: i) as múltiplas faces do envelhecimento: solidão, perdas e descobertas e ii) questões de gênero: representação da mulher idosa nos filmes. Percebemos que o filme se apresenta como uma ferramenta que possibilita trabalhar no Ensino de Ciências e Biologia com temas como o envelhecimento, a morte, bem como questões de gênero na velhice, por se capaz de mexer com as emoções e percepções dos sujeitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-14T19:56:40Z No. of bitstreams: 1 PASINI.pdf: 782847 bytes, checksum: 2de767c68ad0682459a7c253a6802421 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-19T14:07:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PASINI.pdf: 782847 bytes, checksum: 2de767c68ad0682459a7c253a6802421 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-19T14:07:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PASINI.pdf: 782847 bytes, checksum: 2de767c68ad0682459a7c253a6802421 (MD5) Previous issue date: 2016-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise cinematográficapt_BR
dc.subjectEnvelhecimento populacionalpt_BR
dc.subjectFerramenta didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.titleO envelhecimento pelas lentes dos filmes comerciais: uma análise do filme "Uma canção para Marion"pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PASINI.pdf764,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.