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dc.contributor.advisor1Visentini, Monize Sâmara-
dc.contributor.referee1Dalcin, Dionéia-
dc.contributor.referee2Braido, Gabriel Machado-
dc.contributor.referee3Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira-
dc.creatorScheid, Liara Laís-
dc.date2020-03-09-
dc.date.accessioned2021-04-09T18:03:22Z-
dc.date.available2021-03-23-
dc.date.available2021-04-09T18:03:22Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3978-
dc.description.abstractSociety’s been through changes along its formation, among them the improvement of relations between public power and citizens are observed. Among strategies and communications plans are the arrival and popularity of virtual social networks. The usage of social network as reference to information dissemination turned to be an important behavior. Facebook, while an information dissemination tool, is a resource that enables the interaction monitoring between their users and the audience replication. This study aimed to identify the factors that influence the virtual activity on social network Facebook of 399 Brazilian cities halls selected probabilistically. The factors evaluated were financial (economic income capacity), demographic (population, old population, higher education population) and politics (electoral competition, reelection, electoral participation, gender, age, and higher education of the city manager, transparency index, citizen interest on Fan page and users engagement on Facebook), based on the proposed model from Lameiras, Silva and Tavares (2018). All data, primary and secondary, were collected on available internet bases. For the virtual activity data, collected through each municipality Fan page, the Netvizz app was utilized for manual collection. Fan pages analysis compreend the period between January to June 2019. Therefore, a correlational research was developed, with quantitative approach. For the analysis, a descriptive statistic technique was used, T test for the independent samples and multiple linear regression. As mapping virtual activity results, it is highlighted the images, which represents the main typology of publications on the Fan pages analyzed, and it is clear that main part of users engage with the Fan pages through likes. When verified the difference of average virtual activity of Brazilian municipalities, it was observed that, of the fourteen variables investigated on the study, only four variables from the political factor did not present significant differences on the average virtual activity of Brazilian city halls: reelection, age and gender of the city manager and citizen interest on Fan page. Besides, results demonstrated that, there is a positive influence on virtual activity from five analyzed variables: economic capacity, income, population with higher education, transparency level and users engagement on Facebook. Other analyzed variables did not present influence on virtual activity of Brazilian municipalities. With this investigation, it can be stated that social network Facebook is utilized by Brazilian city halls to promote interactions between govern and citizens and to display governmental information; thus, results point that virtual activity can constitute an important tool on the search for more efficient public politics.pt_BR
dc.description.resumoA sociedade passou por mudanças no decorrer de sua formação, dentre elas contempla-se o aperfeiçoamento das relações entre poder público e os cidadãos. Dentre as estratégias e planos de comunicação, têm-se o advento e a popularidade das redes sociais virtuais, e o uso delas como referência de divulgação de informações tornou-se um comportamento importante. O Facebook, enquanto ferramenta de disseminação da informação, é um recurso que possibilita o monitoramento da interação entre os seus usuários e a replicação de audiência. O objetivo deste estudo foi identificar os fatores que influenciam a atividade virtual na rede social Facebook de 399 prefeituras brasileiras selecionadas de modo probabilístico. Os fatores avaliados foram financeiros (capacidade econômica e renda), demográficos (população, população idosa, população com educação superior) e políticos (competição eleitoral, reeleição, participação eleitoral, sexo, idade e educação superior do gestor municipal, índice de transparência, interesse dos cidadãos na Fanpage e engajamento dos usuários no Facebook), partindo-se do modelo proposto por Lameiras, Silva e Tavares (2018). Todos os dados – de origem primária e secundária – foram coletados em bases disponíveis na internet. Para os dados da atividade virtual, coletados através da Fanpage de cada município, utilizou-se o aplicativo Netvizz e coleta manual. O período de análise das Fanpages foi de janeiro a junho de 2019. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter correlacional, de abordagem quantitativa. Para a análise fez-se uso de técnicas de estatística descritiva, Teste T para amostras independentes e regressão linear múltipla. Como resultado do mapeamento da atividade virtual, destacam-se as imagens, as quais representam a principal tipologia de publicação utilizada pelas Fanpages analisadas, e notou-se que a maioria dos usuários envolve-se com as Fanpages através de curtidas. Quando verificado a diferença da atividade virtual média dos municípios brasileiros, observou-se que, das quatorze variáveis investigadas no estudo, apenas quatro variáveis do fator político não apresentaram diferença significativa nas médias da atividade virtual das prefeituras brasileiras: reeleição, idade e sexo do gestor municipal e interesse dos cidadãos na Fanpage. Além disso, os resultados demonstraram que há uma influência positiva na atividade virtual de cinco variáveis analisadas: capacidade econômica, renda, população com educação superior, nível de transparência e engajamento dos usuários no Facebook. As demais variáveis estudadas não apresentaram influência na atividade virtual dos municípios brasileiros. Através da investigação é possível constatar que a rede social Facebook é utilizada pelas prefeituras brasileiras para promover as interações entre governo e cidadãos e para divulgar informações governamentais; além disso, os resultados apontam que a atividade virtual pode constituir um dos instrumentos importantes na busca por políticas públicas mais eficientes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-04-07T20:31:15Z No. of bitstreams: 1 SCHEID.pdf: 1637834 bytes, checksum: 04e8cca643fb71dd5a0b96c26a4087b6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-09T18:03:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHEID.pdf: 1637834 bytes, checksum: 04e8cca643fb71dd5a0b96c26a4087b6 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectComportamento socialpt_BR
dc.subjectGoverno municipalpt_BR
dc.subjectComunicação na administraçãopt_BR
dc.subjectComunicação públicapt_BR
dc.titleAnálise da atividade virtual das Prefeituras Brasileiras no Facebook e seus determinantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas

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