Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4001
Tipo: Dissertação
Título: A formação do professor de inglês para fins específicos
Autor(es): Baruffi, Liamara
Primeiro Orientador: Cristofoli, Maria Silvia
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Rossato, Bianca Deon
Resumo: Esta dissertação trata da formação de professores de inglês para fins específicos atuantes em cursos superiores e em cursos de educação profissional e tecnológica do Rio Grande do Sul. O objetivo geral desta pesquisa era contribuir com a formação continuada destes professores através da investigação sobre quais são suas dificuldades, desafios, conquistas e experiências profícuas nessa área de atuação, e seus objetivos específicos foram: investigar se os cursos de Letras (Português/Inglês ou somente Inglês) das Universidades Federais Brasileiras ofertam disciplinas didáticas que capacitem o professor para o ensino de língua inglesa para fins específicos; identificar e analisar as dificuldades e desafios encontrados pelos docentes de língua inglesa instrumental; identificar aspectos curriculares e didático-pedagógicos necessários para a formação continuada dos professores de Inglês para Fins Específicos; construir diretrizes curriculares e didático-pedagógicas para curso de Especialização (Lato Sensu) em Ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos com vistas a potencializar os saberes pedagógicos dos professores para atuar nessa área; e contribuir com a discussão e proposição de currículos para a formação dos professores de língua inglesa instrumental. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que utilizou a pesquisa documental e bibliográfica, e questionário online para coletar os dados da pesquisa empírica com 57 professores. Para a análise destes dados, a elaboração de categorias inspiradas na análise de conteúdo de Bardin (1977) e a elaboração de gráficos e quadros foram as sistemáticas mais adequadas. A pesquisa confirmou a hipótese de carência de cursos de formação de professores para ensino de Inglês para Fins Específicos, e os resultados obtidos reforçam a importância de haver formação específica para os professores que atuam nessa área, uma vez que somente dezessete professores realizaram alguma disciplina teórico-prática de ESP. Através das diretrizes curriculares e didático-pedagógicas elaboradas com base nas respostas obtidas, novas propostas de formação de professores podem ser pensadas, buscando abrandar as dificuldades destes profissionais.
Abstract/Resumen: This dissertation deals with education of English Teachers for Specific Purposes, who act in this area in higher education courses and in professional and technological courses in Rio Grande do Sul. The main goal was to contribute to teachers’ continued education throughout the investigation of what their difficulties, challenges, conquests and fruitful experiences in this area of actuation are, and its specific objectives were: to investigate if Brazilian Federal Universities’ Language courses (Portuguese/English or only English) offer didactic subjects that enable teachers to teach English for Specific Purposes; to identify and to analyze the difficulties and challenges found by instrumental English Teachers; to identify curricular, didactic and pedagogical aspects needed to ESP teachers’ continued education; to build curricular, didactic and pedagogical guidelines for a Specialization Course (Lato Sensu) in Teaching English for Specific Purposes in order to enhance the teachers’ pedagogical knowledge to act with these subjects; and to contribute to the discussion and proposition of curricula to English for Specific Purposes (ESP) teachers’ formation. This is a qualitative research, which used documentary and bibliographic procedures, and an online questionnaire to collect data from the empirical research with fifty-seven teachers. To analyze these data, the elaboration of categories inspired by Bardin’s (1977) Content Analysis and the elaboration of graphs and tables were the most adequate systematic. The research confirmed the hypothesis of lack of teacher training courses for teaching English for specific purposes, and the results reinforce the importance of having specific training for teachers who work in this area, once only seventeen participants realized ESP theoretical and practical subjects. Through the curricular, didactic and pedagogical guidelines elaborated based on the obtained answers, new proposals of teacher formation can be thought, trying to mitigate the difficulties of these professionals.
Palavras-chave: Formação de professores
Professores de inglês
Ensino da língua inglesa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4001
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARUFFI.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.