Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4002
Tipo: Dissertação
Título: O papel da música na formação integral de adolescentes: o violino como instrumento mobilizador de aprendizagens às camadas populares do municípios de Erechim/RS
Autor(es): Machado, Juliana
Primeiro Orientador: Ody, Leandro Carlos
Primeiro membro da banca: Ilari, Beatriz Senoi
Segundo membro da banca: Sanceverino, Adriana Regina
Resumo: O trabalho intitulado “O papel da música na formação integral de adolescentes: o violino como instrumento mobilizador de aprendizagens às camadas populares do município de Erechim/RS” põe em foco o tema educação musical, cujo objetivo é o de analisar as contribuições do ensino do violino para formação integral de adolescentes que participam do Projeto “Orquestrando Talentos”, da Orquestra de Concertos de Erechim, RS. Fruto de uma pesquisa qualitativa bibliográfica e exploratória, associada à pesquisa de campo, o estudo visa à identificação de interações sociais, valores e significados do estudo do violino. O percurso metodológico conta com a pesquisa bibliográfica relacionada à educação integral, à educação musical e à educação popular. Similarmente, entrevistas semiestruturadas, tendo em vista a busca por subsídios necessários à resposta da problemática do projeto correspondente à importância do estudo do violino à formação integral dos sujeitos, são realizadas com estudantes de violino, adolescentes, pertencentes à faixa etária entre 12 a 14 anos de idade, cursando os anos finais do Ensino Fundamental, juntamente com pais, professoras e maestro e professor do referido projeto, os quais configuram os sujeitos da pesquisa exploratória. Os dados coletados nesta são analisados sistematicamente em categorias pré-definidas. Partindo do pressuposto de que a sociedade ainda não valoriza, com efeito, a educação musical escolar em decorrência de questões culturais ou por falta de esclarecimento, o aprofundamento de questões relativas à mesma torna-se imprescindível a fim de contribuir com reflexões que possam elucidar concepções e mobilizar ações a favor do ensino musical no contexto escolar. O aprendizado de violino exige muito estudo, mas, apesar disso, a prática favorece o desenvolvimento da coordenação motora, da percepção auditiva, da expressividade, do raciocínio lógico, além de disciplina e prazer. Ou seja, contribui para educação integral de adolescentes, podendo, igualmente, despertar interesse para o aprendizado musical de pessoas da comunidade em geral. O resultado do estudo vai ao encontro do fortalecimento da relevância da educação musical no ambiente escolar para uma efetiva formação integral dos estudantes.
Abstract/Resumen: The entitled work “The music’s role in the full-time formation of teenagers: the violin as a mobilizing instrument of learning for the popular layer of the municipality of Erechim/RS” exposes the musical education theme, which objective is to analyze the contributions of violin teaching to the full-time formation of adolescents who are part of the Project “Orchestrating talents”, from Orquestra de Concertos de Erechim, RS. As a result of a qualitative bibliographical and exploratory research, associated to the field research, the study aims at the identification of social interactions, values and meanings of the violin study. The methodological course relies on bibliographical research related to full-time education, musical education and popular education. Similarly, semi-structured interviews, aiming to seek the necessary subsidies to answer the project’s problematic corresponding to the importance of violin study to the integral formation of the subjects, are conducted with violin students, teenagers, that belong to the age group that ranges from 12 to 14 years of age, attending the final years of Middle School, alongside parents, teachers and the project’s teacher, who configure the subjects of the exploratory research. The data collected in this research is analyzed systematically in pre-defined categories. Based on the assumption that society still does not value, with effect, music school education, due to cultural issues or lack of clarification, the deepening of questions related to it becomes essential in order to contribute with reflections that can clarify conceptions and mobilize actions in favor of musical education in the school context. Violin learning requires a lot of practicing, but despite that, the practice favors the development of motor coordination, auditory perception, expressivity, logical reasoning, and beyond that, discipline and pleasure. In other words, it contributes to the full-time formation of teenagers, and may also arouse interest for the musical learning of the people in the community as a whole. The study’s outcome is the strengthening of the relevance of musical education in the school environment for an effective full-time formation of the students.
Palavras-chave: Educação musical
Educação integral
Aprendizagem
Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4002
Data do documento: 2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACHADO.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.