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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cristofoli, Maria Silvia-
dc.contributor.referee1Silva, Ivone Mendes-
dc.contributor.referee2Zanin, Nauíra-
dc.creatorNadal, Aline-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2021-04-15T21:26:52Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2021-04-15T21:26:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4004-
dc.description.resumoO espaço físico e a forma como o mesmo está organizado diz muito sobre o que se espera da escola, a qual, por muito tempo, sofreu e sofre interferência do avanço e das mudanças nas relações sociais. O objetivo desta pesquisa consistiu em conhecer e compreender a possibilidade da participação de jovens estudantes da Educação Básica na organização dos espaços físicos da escola onde estudam. Na busca pela resposta ao problema e para o alcance dos objetivos contou-se com o desenvolvimento de uma metodologia qualitativa, a qual foi constituída de quatro momentos, sendo que em um primeiro momento buscou-se olhar para os espaços físicos de uma escola da rede particular de ensino de Erechim, RS, realizando uma descrição da forma como eles estão organizados. O segundo momento contou com uma entrevista com os coordenadores pedagógicos e com a aplicação de um questionário para os professores do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, sendo que a intenção era identificar e compreender qual a posição destes sujeito sem relação à organização dos espaços físicos da escola e à participação dos estudantes neste processo. Ainda, no terceiro momento, aconteceu a intervenção com os alunos, a qual contribuiu para o entendimento sobre do que eles pensam a respeito dos espaços físicos da escola em que estão inseridos, bem como para perceber qual seu posicionamento em relação a sua participação na organização dos ambientes nesta instituição de ensino. O quarto e último momento referiu-se à construção de uma proposta de organização de uma sala de aula, sendo que os estudantes pensaram e descreveram os diferentes objetos que gostariam que estivessem presentes neste local, bem como sua disposição, sempre levando em consideração o seu processo de aprendizagem, sua confortabilidade, entre outros, tendo um olhar no sentido de um uso melhor para este espaço, apontando elementos que contribuem para uma sala mais aconchegante, confortável e instigante. Neste sentido, os resultados da pesquisa trouxeram uma percepção interessante em relação ao tema, pois percebeu-se que pensar a organização dos diferentes ambientes físicos da instituição, e, ainda, proporcionar aos jovens este desafio, faz parte da construção de sua autonomia, a qual tende a acontecer por meio da abertura para espaços de diálogos e de escuta. Sendo assim, destacou-se que a instituição precisaria destinar um olhar mais atento a isso, pois os jovens sentem essa necessidade de falar e de serem escutados, sendo este um caminho para que eles possam cada vez mais auxiliar na organização dos espaços da escola, contribuindo não somente para reconhecimento de seu protagonismo, mas também tornando-os mais pertencentes à instituição de ensino em que estão inseridos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2021-04-15T00:37:37Z No. of bitstreams: 1 NADAL.pdf: 3065271 bytes, checksum: a71cd81edb4f6cc0197ad5d9e0aa98e0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-15T21:26:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NADAL.pdf: 3065271 bytes, checksum: a71cd81edb4f6cc0197ad5d9e0aa98e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-15T21:26:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NADAL.pdf: 3065271 bytes, checksum: a71cd81edb4f6cc0197ad5d9e0aa98e0 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectProjeto educativopt_BR
dc.titleOs estudantes como agentes participativos na organização dos espaços físicos da escola na Educação Básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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