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Tipo: Dissertação
Título: A construção lúdica de si-mesmo: subjetivação, identidade e narrativa no jogo The Sims
Autor(es): Scartazzini, Jéssica Baggio
Primeiro Orientador: Brzozowski, Jerzy André
Primeiro coorientador: Mendes, Ivone Maria
Primeiro membro da banca: Petry, Luís Carlos
Segundo membro da banca: Leite, Thiago Soares
Resumo: O estudo sobre jogos, embora tenha uma produção acadêmica recente, tem se alargado entre as mais diversas áreas do conhecimento, trazendo um olhar diferenciado à produção científica, principalmente na área das Ciências Humanas, voltado à questão interdisciplinar. Nesse sentido, essa dissertação de mestrado visa como questão central estudar o processo de formação de identidades, buscando entender sã existência de uma representação virtual de si pode contribuir para a construção da identidade pessoal. Para tanto, participaram deste estudo dez sujeitos jogadores de The Sims, um jogo de simulação de vida real. Tendo em vista os propósitos, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, em que foi utilizado o método de entrevistas semiestruturadas, colocadas em prática durante a primeira e segunda entrevista, em que busquei aspectos que se confundem as representações “reais” e “virtuais” (avatares). A análise do material obtido nessas etapas foi inspirada na metodologia de análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin. A partir da análise do resultado das entrevistas, foi possível perceber o quanto a simulação proporcionou que os sujeitos refletissem sobre o processo de formação identitária. Percebemos momentos em que há um entendimento maior, por parte da entrevistadora, bem como dos entrevistados, sobre o conceito de identidade estendida, conforme as identidades eram abordadas. As motivações e o processo de criação dos personagens foram considerados de acordo com os processos de subjetivação durante a criação desta constituição de sujeito. Além disso, analisei o quanto The Sims oferece, por meio do ambiente lúdico, a experimentação. A performance do jogo permite que, quem joga, possa ser várias pessoas em uma só e, deste modo, exercitar inúmeras outras possibilidades de pertencimento, aceitação do outro e outras experiências para, posteriormente, encarar no real. Por fim, na categoria que abordou acerca da narrativa, entendemos o quanto estas são restritas, por seguirem um direcionamento dado pela Pirâmide de Maslow, mas também pudemos perceber o quanto alguns sujeitos vão além, criando e recriando narrativas sobre seus sims. Neste sentido, foi possível comprovar a hipótese desta pesquisa, de que uma concepção lúdica da construção da identidade permite dar conta dos processos de subjetivação que ocorrem entre gamers do jogo The Sims.
Abstract/Resumen: Even though academic studies about games have only recently started being pursued, they show great promise in the area of interdisciplinary research, especially in regard to the humanities. This master's thesis attempts to study the process of identity formation, and the central question here is whether the existence of a virtual representation of the self can contribute to the construction of personal identity. Participants in this study were ten players of The Sims, a real life simulation game. We utilized a qualitative methodology, conducting two semi-structured interviews with each subject. Questions focused on potential sources of confusion between “real” and “virtual” (the avatars in the game) representations of the self. The content obtained in the interviews has been analysed through the technique of content analysis proposed by Laurence Bardin. Through the analysis of the interviews, it was possible to perceive how the simulation allowed subjects to reflect upon the process of identity formation. We propose the concept of “extended identity” in order to account for the way in which there is a continuation of the subjects' personal identities over the “virtual” platform which is the game itself. This notion of “extending” personal identity was observed in the interviews, as well as in the subjects' motivations for playing and the process of character creation. Another important point is that The Sims offers a ludic environment of relatively carefree experimentation as regards personal identity. The game's performance allows one to be, so to speak, several different people, and thus to exercise a number of different possibilities of belonging, acceptance of differences and other experiences which may later be faced in real life. Our final category of analysis is that of narrative, in which we study the way the game's narratives are shaped by Maslow's pyramid, but at the same time there is some room for the creation and recreation of narratives that extrapolate that model. We confirm our initial hypothesis, namely, that a ludic conception of the construction of identity is able to account for the processes of subjectivation that occur among players of The Sims.
Palavras-chave: Subjetivação
Formação de identidade
Narrativa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4009
Data do documento: 2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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