Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4013
Tipo: Monografia
Título: Desempenho produtivo das aveias branca e preta sob adubação nitrogenada e inoculação por Azospirillum brasilense
Autor(es): Zampoli, João Igor
Primeiro Orientador: Dias, Juliano Cesar
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar as características produtivas, morfológicas e o teor de proteína bruta nas aveias branca e preta, submetidas a inoculação por Azospirillum brasilense. O trabalho foi realizado em casa de vegetação pertencente a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com quatro repetições, foram utilizadas duas espécies de aveia: Avena strigosa Schreb e Avena sativa L. e seis tratamentos que se repetiram para as duas forrageiras: aubação de base (controle), inoculação com A. brasilense + adubação com 90 kg ha-1 de N, inoculação com A. brasilense + adubação com 180 kg ha-1 de N, adubação com 90 kg ha-1 de N, adubação com 180 kg ha-1 de N e inoculação com A. brasilense. Verificou-se efeito (p<0,05) da adubação nitrogenada na produção de massa seca (MS) de folha e colmo das aveias branca e preta, porém sem efeito da inoculação com A. brasilense. A MS de raiz foi influenciada pela adubação nitrogenada na aveia branca, com médias de 0,98; 1,88 e 1,62 g vaso-1 para 0; 90 e 180 kg ha-1 de N, respectivamente; na aveia preta as médias foram médias de 1,65; 3,12 e 1,70 g vaso-1, para as doses de 0; 90 e 180 kg ha-1 de N, respectivamente, com a dose de 90 kg ha-1 de N proporcionando maior acúmulo. Constatou-se efeito da adubação nitrogenada no teor de proteína bruta (PB) das aveias branca e preta, no primeiro corte; já no segundo corte, observou-se interação entre inoculação com A. brasilense e adubação nitrogenada no teor de PB das aveias branca e preta, mas com diferença na resposta observada. O desempenho produtivo e características morfológicas das aveias branca e preta não são influenciados pela inoculação com Azospirillum brasilense, porém novos estudos a respeito das respostas das aveias branca e preta sob a inoculação com Azospirillum brasilense são necessários.
Palavras-chave: Aveia
Aveia preta
Inoculação
Fixação de nitrogênio
Forragem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4013
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZAMPOLI.pdf531,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.