Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/401
Type: Monografia
Título : Teorias educaionais relacionadas às tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de ciências e biologia
Author: Marin, Julia Carla
First advisor: Bervian, Paula Vanessa
metadata.dc.contributor.referee1: Hermel, Erica do Espirito Santo
metadata.dc.contributor.referee2: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resume: O presente trabalho visa a compreensão do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de Ciências e Biologia. Essa pesquisa teve como objetivo analisar o estado da arte acerca da temática “Teorias Educacionais relacionadas às TIC no ensino de Ciências e Biologia”, nos últimos dezoito anos, entre os anos de 1998 a 2016, através da revisão bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa foi qualitativa do tipo documental, em que utilizou-se a análise teórico de conteúdos de acordo com três etapas: a) pré-análise; b) exploração do material; c) tratamento dos resultados e interpretação compondo nosso corpus de análise 27 trabalhos. As questões da investigação resultam de leituras sobre o papel das TIC no Ensino de Ciências e Biologia que provocou certa inquietação referente às teorias educacionais que se relacionam a ela. Por meio da pesquisa, foi evidenciado o uso de teorias educacionais que embasam as TIC no ensino de Ciências e Biologia. Os resultados apontaram para a necessidade de estudos que aprofundam as teorias educacionais que norteiam a prática pedagógica fundamentada em atividades baseadas no uso das ferramentas tecnológicas disponíveis. A partir da análise encontramos as teorias que mais se destacaram na pesquisa, sendo elas a Teoria da Aprendizagem Significativa, a Teoria da Atividade, a Teoria Construcionista e a Teoria Taxonomia de Bloom de Domínio Cognitivo. Entretanto, outros referenciais teóricos robustos e reconhecidos na área não possuem um número de pesquisa articulada às TIC no ensino de Ciências e Biologia, como por exemplo, podemos citar a Teoria da Atividade de Leontiev, Teoria da Interação Social de Vigotsky e o modelo TPACK. A discussão referente ao uso de tecnologias no ensino é recente, merecendo estudos e pesquisas para investigar as possibilidades no ensino de Ciências e Biologia.
Resumen : The present work aims at understanding the use of information and communication technologies (ICT) in the teaching of Science and Biology. This research had the objective of analyzing the state of the art on the theme "Educational Theories related to ICT in teaching Science and Biology", in the last eighteen years, between the years of 1998 and 2016, through the bibliographic review in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The research was qualitative of the document type, in which the theoretical content analysis was used according to three stages: a) pre-analysis; B) exploitation of the material; C) treatment of results and interpretation composing our corpus of analysis 27 papers. The research questions stem from readings about the role of ICTs in Science and Biology Teaching which has caused some concern about the educational theories that relate to it. Through the research, it was evidenced the use of educational theories that base the ICT in the teaching of Sciences and Biology. The results pointed to the need of studies that deepen the educational theories that guide pedagogical practice based on activities based on the use of available technological tools. From the analysis we find the theories that have stood out the most in the research, being they Theory of Significant Learning, Theory of Activity, Theory of Construction, and Bloom Taxonomy of Cognitive Domain. However, other robust and recognized theoretical references in the area do not have a number of ICT-related research in Science and Biology teaching, for example, we can mention Leontiev's Theory of Activity, Vigotsky's Theory of Social Interaction and the TPACK model. The discussion about the use of technology in teaching is recent, deserving studies and research to investigate the possibilities in the teaching of Science and Biology.
Palabras clave : Tecnologia educacional
Tecnologias da informação
Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Ensino de ciências
Ensino de Biologia
Recursos educacionais
Didática
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/401
Fecha de publicación : 28-nov-2016
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIN.pdf731,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.