Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4032
Tipo: Monografia
Título: O movimento de cocriação no Oeste de Santa Catarina a partir do consumo de produtos de marca
Autor(es): Acordi, Tiago
Primeiro Orientador: Cassol, Alessandra
Primeiro membro da banca: Ramos, Fernando Maciel
Segundo membro da banca: Reis, Marcos Roberto dos
Resumo: Estudos de marketing têm vivido, mudanças teóricas que demonstram o modo como o comportamento de mercado estão evoluindo. Abordagens clássicas e tradicionais com foco no produto e na utilidade da oferta podem não transparecer a complexidade existente nas relações comerciais. Assim surge a Lógica Dominante em Serviço (LDS, do inglês Service-Dominant Logic), que é aplicada para mudar paradigmas, em que a intangibilidade dos benefícios dos serviços é evidenciada. Desse modo, o foco é voltado agora ao valor como atividade de cocriação entre o cliente e a empresa, tendo o papel da cocriação do cliente como evidência, consequentemente se tornando um diferencial competitivo para as organizações. A pesquisa teve como objetivo verificar as evidências do movimento de cocriação de marca na mesorregião Oeste de Santa Catarina a partir do consumo de produtos de marca. Nesse contexto foi analisada a relação entre os antecedentes no nível do cliente e da marca e o movimento de cocriação de marca dos clientes. Como método de investigação utilizou-se abordagem quantitativa descritiva e o método survey. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários a uma amostra de 333 indivíduos residentes na mesorregião Oeste de Santa Catarina. Os dados foram analisados por meio da técnica de modelagem de equações estruturais (MEE) para testar a hipótese da pesquisa, em que se utilizou o software Smart-PLS. Considerando-se a escassez de estudos nacionais referentes à pesquisa, os resultados trazem um enfoque ao tema estudado e contribuem para o debate sobre o movimento. Os resultados apresentados confirmam que há uma relação positiva entre os antecedentes a nível da marca e do cliente e o comportamento de cocriação do consumidor e que o antecedente a nível da marca tem fator influenciador no relacionamento entre todos. Assim, a principal contribuição da pesquisa é a confirmação da Lógica Dominante em Serviço (LDS) no Brasil, em que o valor é tido como a cocriação entre cliente e marca, sendo que o cliente é o cocriador de valor.
Abstract/Resumen: Studies on marketing have been living, theoretical changes that demonstrate the way market behavior is evolving. Classic and traditional approaches with focus on the product and on the utility of the offer don't show the existing complexity on the commercial relations. This is how the Service-Dominant Logic (SDL) emerges, which is applied to change paradigms, in which the intangibility of service benefits is evidenced. Therefore, the focus is now on value as an activity of co-creation between the client and the company, having the role of client’s cocreation as evidence, consequently becoming a competitive differential for organizations. The aims of the research was to verify the evidence of the movement of co-creation of brand in the western region of Santa Catarina from the consumption of branded products. In this context, the relationship between the client and brand level background and the clients' brand co-creation movement was analyzed. As a research method, a quantitative descriptive approach and the survey method were used. Data collection was carried out by applying survey to a sample of 333 individuals residing in the western region of Santa Catarina. The data were analyzed using the structural equations modeling technique (MEE) to test the research hypothesis, in which the Smart-PLS software was used. Considering the scarcity of national studies related to the research, the results bring a focus to the subject and contribute to the debate about the movement. The results confirm that there is a positive relationship between the antecedents at brand and client level and the co-creation behavior of the consumer and that the brand level antecedent has an influential factor in the relationship between all. Thus, the main contribution of the research is the confirmation of the Service-Dominant Logic (SDL) in Brazil, in which value is taken as the co-creation between client and brand, with the client being the co-creator of value.
Palavras-chave: Marketing
Oeste de Santa Catarina
Estudo de caso
Consumidor
Marcas comerciais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4032
Data do documento: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACORDI.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.