Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4038
Tipo: Monografia
Título: A qualidade dos serviços de uma clínica médica de radiodiagnóstico de Chapecó-SC
Autor(es): Hining, Marcia
Primeiro Orientador: Mocellin, Ronei Arno
Primeiro membro da banca: Kroth, Darlan Christiano
Segundo membro da banca: Begnini, Sérgio
Resumo: Cada vez mais as empresas voltam seu olhar para atender as necessidades dos seus clientes, e buscam melhorar a qualidade de seus serviços. A palavra “qualidade nos serviços”, passou a ser introduzida e fortemente utilizada indiferente do ramo de atividade e abrangência da organização, seja ela pública ou privada. A palavra qualidade hoje para as organizações, remete a busca constante em atender as necessidades e os anseios dos seus clientes, um fator de diferenciação entre as empresas e que desencadeia a competividade entre elas. Logo um importante recurso que esta tem disponível para verificar e acompanhar os níveis de qualidade é a realização de pesquisas junto com seus clientes. Assim, a presente pesquisa procura responder a questão problema do estudo, sendo “qual a percepção dos clientes sobre a qualidade nos serviços prestados pela Clínica Médica de Radiodiagnóstico localizada na cidade de Chapecó?”. Este estudo tem por objetivo, portanto, analisar a percepção dos clientes a respeito da qualidade nos serviços radiológicos prestados pela empresa de radiodiagnóstico localizada na cidade de Chapecó. Para a produção desse estudo foi realizado um levantamento de maneira a quantificar e qualificar dados da população alvo da pesquisa por meio de uma amostra intencional de 160 clientes. Os dados foram coletados de forma presencial através do desenvolvimento e aplicação de um questionário estruturado composto por 18 questões formuladas por indicadores e variáveis fundamentadas teoricamente para avaliação da qualidade do serviço da empresa. Os dados foram submetidos a análise qualitativa e expressos com o uso de gráficos e tabelas relacionando as variáveis entre si e com o referencial teórico. O resultado permitiu verificar que os clientes apresentam graus de satisfação entre satisfatório e bom para todos os indicadores, as avaliações para infraestrutura da clínica foram as mais comprometidas em relação à satisfação dos clientes, a mesma apresenta o maior percentual de insatisfação em relação aos demais indicadores. O maior grau de importância foi reconhecido pelos clientes para os produtos e serviços, seguidos do atendimento dos técnicos da radiologia e da infraestrutura. Como indicações de melhorias, aquelas referentes às questões de acessibilidade são as de maior urgência, embora nos demais indicadores foi possível verificar um espaço considerável para a busca da excelência na prestação do serviço em questão.
Abstract/Resumen: More and more companies are looking to meet the needs of their customers, and seek to improve the quality of their services. The word “quality in services” has now been introduced and heavily used, regardless of the branch of activity and scope of the organization, whether public or private. The word quality today for organizations, refers to the constant search to meet the needs and desires of its customers, a differentiation factor between companies and that triggers competitiveness between them. Therefore, an important resource that it has available to check and monitor quality levels is to conduct surveys with its customers. Thus, the present research seeks to answer the question of the study, being “what is the perception of customers about the quality of services provided by the Clínica Médica de Radiodiagnostico located in the city of Chapecó?” This study aims, therefore, to analyze the perception of customers regarding the quality of radiological services provided by the radiodiagnosis company located in the city of Chapecó. For the production of this study, a survey was carried out in order to quantify and qualify data of the target population of the research through an intentional sample of 160 customers. The data were collected in person through the development and application of a structured questionnaire composed of 18 questions formulated by indicators and variables theoretically based on the assessment of the company's service quality. The data were submitted to qualitative analysis and expressed using graphs and tables relating the variables to each other and to the theoretical framework. The result made it possible to verify that clients have degrees of satisfaction between satisfactory and good for all indicators, the evaluations for the clinic's infrastructure were the most compromised in relation to customer satisfaction, it has the highest percentage of dissatisfaction in relation to the other indicators . The highest degree of importance was recognized by customers for products and services, followed by assistance from radiology and infrastructure technicians. As indications for improvements, those referring to accessibility issues are the most urgent, although in the other indicators it was possible to verify a considerable space for the pursuit of excellence in the provision of the service in question.
Palavras-chave: Satisfação dos consumidores de serviços de saúde
Estudos de avaliação
Clínica geral
Administração de qualidade
Satisfação do consumidor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4038
Data do documento: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HINING.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.