Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4040
Type: Monografia
Title: Diversidade geracional e a gestão de pessoas no ambiente corporativo: estudo de caso
Author: Liston, Jéssica Cristina
First advisor: Maia, Tatiane Silva Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Barth, Enise
metadata.dc.contributor.referee2: Lara, Ana Cláudia
Resume: O objetivo do presente estudo é analisar os desafios da diversidade geracional na organização Consultoria Tributária a partir da percepção de dirigentes e funcionários a respeito de conflitos que ocorrem entre as diferentes gerações no ambiente de trabalho. Foi realizado um estudo de caso na referida organização. Para atingir o objetivo proposto utilizou-se de pesquisas bibliográficas para descrever a história e características das quatro gerações presentes na empresa estudada. Foi analisado o perfil dos colaboradores da organização, identificado a existência de conflitos, suas causas e os desafios enfrentados em home office durante a pandemia. Houve a proposta de estratégias de solução para os problemas encontrados. Adotou-se a abordagem metodológica descritiva, baseada em métodos qualitativos, e como instrumento de pesquisa foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. O método para escolha dos participantes foi o de acessibilidade e representatividade através de escolha intencional. A análise de dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo, conforme orientações de Bardin (2016). Os resultados revelam que as gerações apresentam características pessoais distintas em decorrência da geração e de experiências vivenciadas. A empresa é composta por quatro gerações, sendo 39% dos colaboradores da geração Y e 55%, da geração Z. Os conflitos ocorrem entre as Gerações X e Z e são ocasionados pelas características marcantes de cada geração. Pessoas na fronteira entre uma geração e outra apresentam características da geração antecessora. Identificaram-se problemas relacionados à comunicação e diferenças na percepção das situações de conflito entre colaboradores e gestores. O home office apresentou desafios para gestores e colaboradores. Foi sugerida a capacitação de gestores e maior interação entre as gerações, com o objetivo de estabelecer sinergia, evitar conflitos no ambiente de trabalho e estimular as características individuais para a melhoria dos resultados e satisfação dos colaboradores. Conclui-se que os conflitos sempre vão existir, ocasionando desafios, porém são necessários gestores capacitados para conter os desentendimentos e valorizar as diferenças individuais para a potencialização dos resultados.
Abstract: The purpose of this study is analyze the challenges of generational diversity in the Tax Consulting based on the perception of managers and employees about the conflicts that occur between different generations in the work environment. A case study was conducted in that organization. To achieve the proposed objective, bibliographic research was used to describe the history and characteristics of the four generations present in the company studied. The profile of the organization's employees was analyzed, the existence of conflicts, their causes, and the challenges faced in the home office during the pandemic were identified. Strategies were proposed to solve the problems found. The descriptive methodological approach was adopted, based on qualitative methods, and a semi-structured interview script was used as a research tool. The method to choose the participants was that of accessibility and representativeness through intentional choice. The data analysis was based on the content analysis technique, according to Bardin’s (2016) guidelines. The results reveal that generations have distinct personal characteristics as a result of the generation and experiences. The company is composed of four generations; 39% of the employees are from generation Y and 55%, from generation Z. The conflicts occur between generation X and Z and are caused by the outstanding characteristics of each generation. People on the borderline between one generation and another present characteristics from their predecessor generation. Problems related to communication and differences in the perception of conflict situations between employees and managers were identified. The home office presented challenges for managers and employees. It was suggested the training of managers and greater interaction between the generations, with the objective of establishing synergy, avoiding conflicts in the work environment and stimulating individual characteristics for the improvement of results and employee satisfaction. It was concluded that conflicts will always exist, causing challenges, but trained managers are needed to contain misunderstandings and value individual differences for the potentiation of results.
Keywords: Administração de recursos humanos
Recursos humanos
Organização Consultoria Tributária
Trabalho domícilio
Pandemia
Home office
Coronavírus
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4040
Issue Date: 14-Dec-2020
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LISTON.pdf965.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.