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Type: Monografia
Title: Pesquisa de mercado: aplicação de uma pesquisa para conhecer o perfil do cliente de uma academia de jiu-jitsu de Chapecó
Author: Neckel, Daniel Gregório
First advisor: Cassol, Alessandra
metadata.dc.contributor.referee1: Deimling, Moacir Francisco
metadata.dc.contributor.referee2: Tressoldi, Cassiano
Resume: As academias de jiu-jitsu antes, de qualquer coisa, são empresas prestadoras de serviços e, como tal, devem ser geridas. O marketing voltado às grandes organizações não satisfaz as necessidades das pequenas empresas, que possuem peculiaridades inerentes ao seu ambiente. Porém, inúmeras ferramentas do marketing podem ser aplicadas na pequena empresa para que ela consiga prospectar novos clientes e fidelizar os atuais. Nesse contexto, uma pesquisa de mercado para auxiliar nas decisões de marketing em uma academia de jiu-jitsu em Chapecó pode contribuir para o gestor agregar valor em seus serviços e prospectar novos clientes. O objetivo deste trabalho foi aplicar uma pesquisa de mercado em uma academia do ramo da arte marcial jiu-jitsu. Realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva, por meio da aplicação de um questionário estruturado aos alunos de uma academia de jiu-jitsu de Chapecó. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva com análise do percentual de respostas. Constatou-se que o perfil do aluno é majoritariamente masculino, adepto de práticas esportivas e, de maneira geral, satisfeito com a aprendizagem da arte marcial jiu-jitsu proporcionada pelo professor proprietário. Quanto à faixa etária e à renda, constatou-se uma distribuição em que nenhuma faixa de idade ou renda se sobressai às outras, ou seja, há um número parecido de praticantes em cada uma das faixas. A pesquisa contribuiu para apontar caminhos e tipos de marketing que podem ser explorados pela academia para atrair novos alunos, como o uso de marketing de causa e endomarketing, além de demonstrar quão relevante é a indicação de amigos e familiares, uma vez que a grande maioria treina jiu-jitsu na academia objeto do estudo por indicação destes.
Abstract: Jiu-jitsu academies before anything are service companies and as such should be managed. The marketing turned to the big organizations doesn't satisfy the needs of the small companies, which have peculiarities inherent to their environment. However, uncountable marketing tools can be applied on the small company so that it can prospect new clients and ensure the current clients’ loyalty. In this context, a market research to help on marketing decisions in a jiu-jitsu academy in Chapecó can contribute for the manager to add value on its services and to prospect new clients. The objective of this work was to apply a market research in a jiu-jitsu academy. A quantitative descriptive research was carried out, through the application of a structured questionnaire to the students of a jiu-jitsu academy in Chapecó. The data were analyzed from the descriptive statistics with analysis of the percentage of answers. It was found that the profile of the student is mostly male, adept of sports practices and, in general, satisfied with the learning of jiu-jitsu provided by the owner and professor. As for the age group and income, it was verified a distribution in which no age group or income stands out from the others, that is, there is a similar number of practitioners in each of the groups. The research contributed to point out ways and types of marketing that can be explored by the academy to attract new students, such as the use of cause marketing and endomarketing, besides showing how relevant the indication of friends and family is, once the great majority of participants trains jiu-jitsu in the academy object of the study by indication of those.
Keywords: Marketing
Pesquisa de mercado
Microempresas
Satisfação do consumidor
Academia de ginástica
Jiu-jitsu
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4043
Issue Date: 15-Dec-2020
Appears in Collections:Administração

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