Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bervian, Paula Vanessa-
dc.contributor.referee1Uhmann, Rosangela-
dc.contributor.referee2Gullich, Roque Ismael da Costa-
dc.creatorLima, Anna Carla de-
dc.date2016-11-28-
dc.date.accessioned2017-06-19T14:13:02Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2017-06-19T14:13:02Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/404-
dc.description.abstractThis research has as theme analyzing the conceptions, educational and thematic mode on environmental education (and) present in the logbooks of licenciandos participating in the program of Teaching beginners (PIBID) subproject biological sciences of the Universidade Federal da Fronteira Sul-Cerro Largo Campus. The survey was developed through the analysis of documents according to the procedure of Lüdke and André (2013) that were conducted through three stages: the pre-analysis of 34 Journals of lips, holding the material, processing of results and interpretation were analysed based on the reference area and the three conceptions of environment, proposed by Reigota (1997). Among the 34 Journals of the licenciandos Edges of the PIBID subproject biological sciences were found 10 narratives about EA in seven logs of licenciandos. In the analysis we identified two categories, the first category was didactic Modalities that were classified in: projects, movies, scavenger hunt and field activities and trails, and EA-related themes were classified in: garbage, recycling of cooking oil and environmental awareness, the second category was the conceptions of environment: Globalizing, Naturalist and Anthropocentric Reigota (1997). EA has a great importance for the formation of the licenciandos of the PIBID through actions taken, we can build knowledge, skills, concepts related to the environmental theme that should be addressed in school through pedagogical proposals that focus on awareness and participation of students in school context.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema analisar as concepções, modalidade didáticas e temáticas sobre Educação Ambiental (EA) presente nos Diários de Bordo dos licenciandos que participam do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. A pesquisa foi desenvolvida através da análise documental segundo o procedimento que foram realizadas através de três etapas: a pré-análise de 34 Diários de Bordos, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação que foram analisados com base em referenciais da área e nas três concepções de meio ambiente. Dentre os 34 Diários de Bordos dos licenciandos do PIBID subprojeto Ciências Biológicas foram encontradas 10 narrativas sobre a EA em sete Diários de Bordo dos licenciandos. Na análise identificamos duas categorias, a primeira categoria foi Modalidades didáticas que foram classificadas em: projetos, filmes, Gincana e atividades de campo e trilhas, e temáticas relacionadas à EA que foram classificadas em: lixo, reaproveitamento do óleo de cozinha e sensibilização ambiental, a segunda categoria foi as Concepções de meio ambiente: Globalizante, Naturalista e Antropocêntrica Reigota (1997). A EA tem uma grande importância para a formação dos licenciandos do PIBID através das ações realizadas, podemos construir conhecimentos, habilidades, conceitos relacionados à temática ambiental que deve ser abordada na escola através de propostas pedagógicas centradas na conscientização e na participação dos alunos em contexto escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-14T17:02:39Z No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 726605 bytes, checksum: 844acb095e4b1b7b5b57eadadfa50255 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-19T14:13:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 726605 bytes, checksum: 844acb095e4b1b7b5b57eadadfa50255 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-19T14:13:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 726605 bytes, checksum: 844acb095e4b1b7b5b57eadadfa50255 (MD5) Previous issue date: 2016-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDiários de bordopt_BR
dc.subjectPrograma de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.titleNarrativas de formação em ciências biológicas: um olhar para a educação ambientalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA.pdf709,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.