Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/404
Type: Monografia
Título : Narrativas de formação em ciências biológicas: um olhar para a educação ambiental
Author: Lima, Anna Carla de
First advisor: Bervian, Paula Vanessa
metadata.dc.contributor.referee1: Uhmann, Rosangela
metadata.dc.contributor.referee2: Gullich, Roque Ismael da Costa
Resume: A presente pesquisa tem como tema analisar as concepções, modalidade didáticas e temáticas sobre Educação Ambiental (EA) presente nos Diários de Bordo dos licenciandos que participam do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. A pesquisa foi desenvolvida através da análise documental segundo o procedimento que foram realizadas através de três etapas: a pré-análise de 34 Diários de Bordos, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação que foram analisados com base em referenciais da área e nas três concepções de meio ambiente. Dentre os 34 Diários de Bordos dos licenciandos do PIBID subprojeto Ciências Biológicas foram encontradas 10 narrativas sobre a EA em sete Diários de Bordo dos licenciandos. Na análise identificamos duas categorias, a primeira categoria foi Modalidades didáticas que foram classificadas em: projetos, filmes, Gincana e atividades de campo e trilhas, e temáticas relacionadas à EA que foram classificadas em: lixo, reaproveitamento do óleo de cozinha e sensibilização ambiental, a segunda categoria foi as Concepções de meio ambiente: Globalizante, Naturalista e Antropocêntrica Reigota (1997). A EA tem uma grande importância para a formação dos licenciandos do PIBID através das ações realizadas, podemos construir conhecimentos, habilidades, conceitos relacionados à temática ambiental que deve ser abordada na escola através de propostas pedagógicas centradas na conscientização e na participação dos alunos em contexto escolar.
Resumen : This research has as theme analyzing the conceptions, educational and thematic mode on environmental education (and) present in the logbooks of licenciandos participating in the program of Teaching beginners (PIBID) subproject biological sciences of the Universidade Federal da Fronteira Sul-Cerro Largo Campus. The survey was developed through the analysis of documents according to the procedure of Lüdke and André (2013) that were conducted through three stages: the pre-analysis of 34 Journals of lips, holding the material, processing of results and interpretation were analysed based on the reference area and the three conceptions of environment, proposed by Reigota (1997). Among the 34 Journals of the licenciandos Edges of the PIBID subproject biological sciences were found 10 narratives about EA in seven logs of licenciandos. In the analysis we identified two categories, the first category was didactic Modalities that were classified in: projects, movies, scavenger hunt and field activities and trails, and EA-related themes were classified in: garbage, recycling of cooking oil and environmental awareness, the second category was the conceptions of environment: Globalizing, Naturalist and Anthropocentric Reigota (1997). EA has a great importance for the formation of the licenciandos of the PIBID through actions taken, we can build knowledge, skills, concepts related to the environmental theme that should be addressed in school through pedagogical proposals that focus on awareness and participation of students in school context.
Palabras clave : Educação ambiental
Didática
Diários de bordo
Programa de Iniciação à Docência
Docência
Licenciatura
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/404
Fecha de publicación : 28-nov-2016
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIMA.pdf709,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.