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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4055
Tipo: | Monografia |
Título: | Morfologia urbana de Estação/RS: estudo do crescimento e da expansão intraurbana de uma cidade ferroviária |
Autor(es): | Santos, Everton Hernani dos |
Primeiro Orientador: | Spinelli, Juçara |
Primeiro membro da banca: | Silva, Ari Rocha da |
Segundo membro da banca: | Vaz, Murad Jorge Mussi |
Terceiro membro da banca: | Kozenieski, Everton de Moraes |
Resumo: | A pesquisa abordoua morfologia atrelada ao crescimento urbano e à expansão intraurbana em Estação/RS. A cidade teve sua configuração fortemente demarcada pela estrutura ferroviária: a estação e a linha férrea.O objetivo geral da pesquisa foi analisar o crescimento urbano, a expansão da cidade, a consolidação da área centrale sua expressão na morfologia da cidade no período de 1910 a 2020.Para atingir tal objetivo, foram perseguidos os seguintes objetivos específicos: a) a verificação da evolução da forma da cidade de Estação/RS e de como a malha urbana e o conjunto de edificações foi se estruturando a partir da estação e da ferrovia; b) a identificação dasfases que demarcam o crescimento urbano e o adensamento das edificações e suas atividades e funções econômicas; c) a avaliação acerca de quaisdessas atividades econômicas realizadas na cidade tiveram alguma relação e participação da ferrovia no seu processo e d) a constatação dos principais agentes produtores do espaço e como atuaram ao longo das fases da consolidação da cidade de Estação/RS.O método tripartida foi utilizado nessa pesquisa. Originalmente proposto por Michael Robert Günter Conzen (1907 – 2000), a partir de trabalhos na escola de morfologia urbana inglesa, preconizava a divisão da análise em períodos morfológicos e por meio de três elementos: o plano urbano (sistema viário e o padrão de parcelamento do solo); o tecido urbano (quadras,lotes e edificações) e o uso e ocupação do solo. Contudo, o mesmo precisou ser adaptado para a cidade de Estação/RS visto que Conzenaplicou esse método em cidades européias com idade de vida bem maior que as cidades brasileiras, embora estudos no Brasil já vêm utilizando tal metodologia.A pesquisa ainda contou com entrevistas e com o auxílio da análise de um conjunto de imagens da cidade para que fosse possível a aplicação do método. O estudo resultou na periodização de três momentos que consagram a importância da estação e da ferrovia na morfologia da cidade e evidencia distintas marcas no espaço urbano e na memória social. Esses períodos são: de 1910 a 1933, “Estação pertencente ao distrito Erexim”; de 1934 a 1987, “Bairro estação de Getúlio Vargas” e de 1988 a 2020, “Estação município emancipado e a consolidação da cidade”.As marcas são resultantes do processo de urbanização nesses períodos e, também, da ação dos agentes produtores do espaço urbano, tendo sido identificados os proprietários fundiários, os proprietários dos meios de produção, os proprietários imobiliários e o agente estado. Morfologicamente, desde a estação ferroviária até as edificações que vêm lentamente se verticalizando, o estudo apontou que o entorno da estação férrea segue sendo a área principal da cidade e que, embora não haja um padrão único para as cidades ferroviárias do interior do território brasileiro, em inúmeras pequenas cidades, esse incremento técnico segue como marca socioespacial de organização da cidade. |
Palavras-chave: | Morfologia Urbana Ferrovia Espaço Urbano |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4055 |
Data do documento: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura |
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