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Tipo: Monografia
Título: Marketing digital: cocriação de valor cliente-cliente em redes sociais durante o período de pandemia Covid19
Autor(es): Souza, Daiane Izabele Ferreira de
Primeiro Orientador: Cassol, Alessandra
Primeiro membro da banca: Tosta, Humberto Tonani
Segundo membro da banca: Ramos, Fernando Maciel
Resumo: Compreender o comportamento dos consumidores tem se tornado uma das principais atividades dos profissionais de marketing e das empresas. Ao estudar um grande grupo de consumidores, projetam-se expectativas de possíveis ações e estratégias a serem utilizadas de acordo com o perfil de determinados grupos, neste caso, pessoas que utilizam redes sociais. Assim esta pesquisa teve como objetivo geral compreender o comportamento do cliente-cliente (C2C) no processo de cocriação nas redes sociais no Brasil durante a pandemia do COVID-19. Isto posto, a pesquisa caracterizou-se como quantitativa descritiva, através do método Survey, por meio da aplicação de questionários online a uma amostra de 469 respondentes, utilizando-se a ferramenta Google forms. Para a análise dos dados foi utilizado o software SSPS, com análise fatorial exploratória e média de cada constructo que compõem o estudo. Assim as principais contribuições teóricas deste estudo foram investigar em quais condições o cliente tem envolvimento cliente com cliente, em cocriar valor nos canais dentro de redes sociais. Infere-se que os clientes cocriam por meio de experiências e interações existentes em vários contextos e a partir disso, assim por meio de novas pesquisas empíricas busca-se identificar os comportamentos dos clientes cocriativos dentro de redes sociais. Os principais resultados observados foram nas dimensões de defesa, interação pessoal e na busca de informações. As práticas são mais fortes na pesquisa em ter atitudes mais boas do que más nas redes sociais, ser educado com outros usuários nas redes sociais e verificar o que os amigos estão compartilhando nas redes sociais. Descobriu-se com os dados que o uso de redes sociais estão cada vez mais frequentes, assim como as ações de cocriação dentro das redes sociais. Contribuição da pesquisa foi observar as condições que o cliente teve envolvimento cliente com cliente no comportamento cocriativo dentro das redes sociais, que atualmente faz parte do dia-a-dia de mais de 140 milhões de brasileiros.
Abstract/Resumen: Understanding consumer behavior has become one of the main activities of marketers and companies. When studying a large group of consumers, expectations of possible actions and strategies are projected according to the profile of certain groups, in this case, people who use social networks. Thus, this research aimed to understand the behavior of the client-client (C2C) in the co-creation process on social networks in Brazil during the pandemic of COVID-19. That said, the survey was characterized as descriptive quantitative, through the Survey method, through the application of online questionnaires to a sample of 469 respondents, using the Google forms®. For data analysis, the SSPS software was used, with exploratory and average factor analysis of each construct that make up the study. Thus, the main theoretical contributions of this study were to investigate under what conditions the client has client-to-client involvement, in co-creating value in channels within social networks. It is inferred that customers co-create through existing experiences and interactions in various contexts and, based on this, through new empirical research we seek to identify the behaviors of co-creative customers within social networks. The main results observed were in the dimensions of defense, personal interaction and the search for information. Practices are stronger in research in having better than bad attitudes on social media, being polite to other users on social media, and checking what friends are sharing on social media. It was discovered with the data that the use of social networks is more and more frequent, as well as co-creation actions within social networks. Research contribution was to observe the conditions that the client had client-client involvement in co-creative behavior within social networks, which is currently part of the daily lives of more than 140 million Brazilians.
Palavras-chave: Marketing on-line
Mídias sociais
Pandemia
Coronavírus
Pesquisa de consumidor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4091
Data do documento: 14-Dez-2020
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