Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Shana Ginar da-
dc.contributor.advisor-co1Biffi, Maríndia-
dc.contributor.referee1Silva, Shana Ginar da-
dc.contributor.referee2Lopes, Bruna Chaves-
dc.contributor.referee3Saraiva Junior, José Ribamar Fernandes-
dc.creatorPacheco, Ana Luiza da Silva-
dc.date2020-
dc.date.accessioned2021-04-20T12:28:09Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-04-20T12:28:09Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4093-
dc.description.abstractAim: To estimate the prevalence of school violence against teachers and associated factors. Methods: This is a cross-sectional study conducted in 2019 with teachers from the municipal and state schools in Passo Fundo, a municipality located in the north of the state of Rio Grande do Sul. Data collection was performed in an online format sending by a link with a self-administered questionnaire. The main variable studied was the occurrence of cases of school violence against teachers. When violence was used as an outcome, sociodemographic, work and behavioral characteristics were evaluated as exposures. On the other hand, when defining violence as exposure, it was investigated as indicators of mental health and absence from work due to health reasons. In the analysis of the data, in addition to descriptive statistics, for the bivariate analyzes, the Chi-square test and Fisher's exact test were applied. Results: The sample included n = 225 teachers of which 30.7% (CI95%: 1.63-1.75) reported having suffered some type of violence in the school environment. There was a higher occurrence of verbal violence (94.2%), followed by psychological (84.1%) and moral harassment (52.2%). Associations were demonstrated between exposure to violence against teachers and the occurrence of leave from work for health reasons (p = 0.008), diagnosis of anxiety (p = 0.01) and stress (p = 0.03) and negative perception of quality of sleep (p = 0.01). Conclusion: More than 1/3 of the studied sample reported having suffered violence in the school environment. Important aspects were highlighted as consequences of this behavior, especially in the context of mental health.pt_BR
dc.description.resumoEstimar a prevalência de violência escolar contra professores e os fatores associados. Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado no ano de 2019 com professores da rede municipal e estadual de ensino de Passo Fundo, um município situado ao Norte do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no formato online a partir do envio de um link com questionário autoaplicável. A principal variável estudada foi a ocorrência de casos de violência escolar contra professores. Quando a violência foi usada como desfecho avaliaram-se como exposições características sociodemográficas, de trabalho e comportamentais. Por outro lado, ao definir a violência como exposição investigou-se como desfechos indicadores de saúde mental e de afastamento ao trabalho por motivos de saúde. Na análise dos dados, além da estatística descritiva, para as análises bivariadas aplicou-se o teste do qui-quadrado e o teste exato de Fisher. Resultados: Foram incluídos na pesquisa n=225 professores, dos quais 30,7% (IC95%: 1,63-1,75) relataram ter sofrido algum tipo de violência no espaço escolar. Identificou-se maior ocorrência de violência da natureza verbal (94,2%), seguida da psicológica (84,1%) e assédio moral (52,2%). Foram demonstradas associações estatisticamente significativas entre à exposição da violência contra professores e a ocorrência de afastamentos do trabalho por motivos de saúde (p=0,008), diagnóstico de ansiedade (p = 0,01) e estresse (p=0,03) e percepção negativa da qualidade do sono (p=0,01). Conclusão: Mais de 1/3 da amostra estudada reportou ter sofrido violência no ambiente escolar. Importantes aspectos foram evidenciados como consequências desse comportamento, especialmente no âmbito da saúde mental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2021-04-17T03:19:30Z No. of bitstreams: 1 TCC ANA LUIZA DA SILVA PACHECO.pdf: 1664389 bytes, checksum: 0157f830bafc25df3ba81c49b164e00d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-20T12:28:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC ANA LUIZA DA SILVA PACHECO.pdf: 1664389 bytes, checksum: 0157f830bafc25df3ba81c49b164e00d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-20T12:28:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC ANA LUIZA DA SILVA PACHECO.pdf: 1664389 bytes, checksum: 0157f830bafc25df3ba81c49b164e00d (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Passo Fundopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.titleViolência escolar contra professores da rede pública de ensino em Passo Fundo-RS: prevalência e fatores associadospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANA LUIZA DA SILVA PACHECO.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.