Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4110
Tipo: | Dissertação |
Título: | A desconstrução do Ensino Médio e suas consequências ao projeto de vida da juventude trabalhadora no RS |
Autor(es): | Silva, Januária Rodrigues da |
Primeiro Orientador: | Sartori, Jerônimo |
Primeiro membro da banca: | Gritti, Isabel Rosa |
Segundo membro da banca: | Piaia, Consuelo |
Resumo: | Esta dissertação dedica-se a compreender a desconstrução do Ensino Médio no Brasil e quais as consequências desse processo e implicações ao projeto de vida da juventude trabalhadora do estado do Rio Grande do Sul, a partir da Lei nº 13.415/2017, na qual modificou os rumos do ensino médio brasileiro, rasgando as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/ CEB nº 02/2012). Tais mudanças no cenário educacional afetam diretamente a classe trabalhadora, principalmente os jovens trabalhadores, que tinham na escola pública um espaço de formação geral e de construção da cidadania a partir das vivências oportunizadas pelas práticas sociais nela vivenciadas, bem como a construção do conhecimento e dos saberes, oportunizados pelas áreas do conhecimento. A pesquisa caracteriza-se enquanto um estudo teórico, bibliográfico, sua perspectiva teóricometodológica de abordagem da realidade o materialismo histórico dialético, tendo como base os autores: Frigotto (2000, 2005, 2017), Kuenzer (2000, 2005, 2009); Carrano (2000, 2003), Dayrell (2003, 2007); Bardin (2011), Minayo (2016), Triviños (1987). E tem como objetivo central, a partir da concepção marxista de educação, (MARX, 1978; 2002; 2004) e dos escritos, de debater o contexto da nova Reforma do Ensino Médio, relacionando-os com a desconstrução dessa última etapa da educação básica e as consequências ao projeto de vida dos jovens trabalhadores do RS, no período entre 2007 a 2018. A pesquisa empírica foi realizada na EEEM Caic Madezatti, em São Leopoldo/RS, com alunos do ensino médio noturno, através de grupos focais, e entrevistas individuais, semiestruturadas, com professores das quatro áreas do conhecimento. O que evidenciou um bom nível de conscientização dos alunos pesquisados, Consciência Crítica, pois se reconhecem enquanto sujeitos de direitos; já as entrevistas com professores apresentaram posicionamentos contrários à Reforma. O produto desta dissertação do Mestrado Profissional em Educação foi a elaboração de diagnóstico, acompanhado de sugestões para o (re)dimensionamento do trabalho pedagógico com o ensino médio noturno na escola pesquisada. |
Abstract/Resumen: | This dissertation is dedicated to understanding the deconstruction of high school in Brazil and what are the consequences of this process and implications for the life project of working youth in the state of Rio Grande do Sul, from Law No. 13.415 / 2017, which modified the Brazilian high school courses, tearing the National Curriculum Guidelines for High School (Resolution CNE / CEB No. 02/2012). Such changes in the educational scenario directly affect the working class, especially the young workers, who had in the public school a space of general formation and citizenship building from the experiences opportunized by the social practices lived there, as well as the construction of knowledge and knowledge, provided by the areas of knowledge. The research is characterized as a theoretical and bibliographical study, its theoretical-methodological perspective of reality approach dialectical historical materialism, based on the authors: Frigotto (2000, 2005, 2017), Kuenzer (2000, 2005, 2009); Carrano (2000, 2003), Dayrell (2003, 2007); Bardin (2011), Minayo (2016), Triviños (1987). And its main objective, based on the Marxist conception of education (MARX, 1978; 2002; 2004) and the writings, to debate the context of the new High School Reform, relating them to the deconstruction of this last stage of basic education. and the consequences to the life project of young workers from RS, from 2007 to 2018. The empirical research was carried out at EEEM Caic Madezatti, in São Leopoldo / RS, with night high school students, through focus groups, and interviews. semi-structured, with teachers from the four areas of knowledge. This evidenced a good level of awareness of the researched students, Critical Consciousness, as they recognize themselves as subjects of rights; the interviews with teachers, however, presented positions contrary to the Reformation. The product of this dissertation of the Professional Master in Education was the elaboration of diagnosis, accompanied by suggestions for the (re) dimensioning of the pedagogical work with the night high school in the researched school. |
Palavras-chave: | Novo Ensino Médio Trabalho e educação Juventude trabalhadora |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4110 |
Data do documento: | 2019 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.