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Tipo: Monografia
Título: Qualidade de vida de professores da rede municipal de ensino de um município de pequeno porte do interior do Rio Grande do Sul
Autor(es): Foresti, Marien Édina
Primeiro Orientador: Simon, Tiago Teixeira
Primeiro coorientador: Pulga, Vanderléia Laodete
Primeiro membro da banca: Simon, Tiago Teixeira
Segundo membro da banca: Saraiva Júnior, José Ribamar Fernandes
Terceiro membro da banca: Almeida, Antônio Marcos de
Resumo: Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de professores da rede municipal de ensino de Pontão/RS, bem como caracterizar a população estudada analisando os fatores associados com a qualidade de vida. Métodos: Pesquisa do tipo transversal realizada com uma população de 41 professores. A variável dependente do estudo foi a qualidade de vida, avaliada através do questionário WHOQOL-bref, e as variáveis independentes, analisadas através de questionário socioeconômico e demográfico desenvolvido pelo grupo de pesquisadores, foram sexo, idade, carga horária de trabalho semanal, tempo de magistério, vínculo empregatício, exercício de outra função remunerada e realização de trabalhos domésticos. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística sendo considerado um Intervalo de Confiança de 95%. Resultados: A média de idade foi de 41,3 anos, o tempo médio de atuação foi de 15,5 anos e a quase totalidade dos participantes eram do sexo feminino. Além disso, foi possível verificar um nível de qualidade de vida geral de 68,4%, sendo que os domínios com escore mais baixo foram os domínios psicológico e meio ambiente. Por fim, os dados encontrados no presente estudo vão ao encontro de resultados de outros estudos similares já realizados. Conclusões: Apontam-se a necessidade de planejamento e a instalação de ações de promoção à saúde, além do desenvolvimento de um ambiente de trabalho adequado, considerando que a população atendida é predominantemente feminina.
Abstract/Resumen: Objective: to evaluate the quality of life of teachers in the municipal education network of Pontão/RS, as well as to characterize a population studied by analyzing the factors associated with quality of life. Methods: Cross-sectional research conducted with a population of 41 teachers. The study-dependent variable for quality of life, evaluation of the WHOQOL-bref questionnaire, and as variables, analyzed through the socioeconomic and demographic questionnaire developed by the research group, were sex, age, weekly workload, teaching time, employment, exercise of another paid function and carryingout domestic work. The collected data were discovered through a statistical analysis being considered a 95% Confidence Interval. Results: The average age was 41.3 years, the average time of work was 15.5 years and almost all participants were female. In addition, it was possible to verify an overall quality of life level of 68.4%, with the domains with the lowest score being the psychological and environment domains. Finally, the data found in the present study are in line with the results of other similar studies already carried out. Conclusions: There is a need for planning and the implementation of health promotion actions, in addition to the development of an adequate work environment, considering that the population served is predominantly female.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Educação
Docentes
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4117
Data do documento: 2020
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