Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Rodrigo Saballa de-
dc.contributor.referee1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee2Fiorentin, Renata-
dc.creatorRodrigues, Angélica-
dc.date2015-12-02-
dc.date.accessioned2017-06-19T19:08:06Z-
dc.date.available2017-06-19T19:08:06Z-
dc.date.issued2015-12-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/411-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a dança como linguagem na educação infantil. Inicialmente se faz um apanhado histórico da dança, e sobre a compreensão do movimento corporal, embasado na legislação brasileira e nos autores Marques (2010;2012), Scarpato (1999), Strazzacappa e Morandi (2006), Rangel (2008), Almeida (2013). Após apresenta-se algumas modalidades como: ballet clássico, dança moderna e dança contemporânea através de uma contextualização histórica. Posteriormente segue-se para as concepções da infância e Educação Infantil e os conceitos do corpo e da dança na escola. O conceito de linguagem também é abordado no seguinte capítulo, afim de explicar a importância de a dança ser trabalhada como linguagem na educação infantil. E a partir de um constante contato com a dança e a experiência pedagógica com a mesma, apresenta-se propostas metodológicas para o trabalho da dança com os professores, afim de que se possa compreender através de seus corpos e movimentos, os principais aspectos comunicativos da dança. E posteriormente propõe-se situações de aprendizagem na dança, à serem realizadas com as crianças, onde as mesmas possam ter o contato com a dança de forma lúdica e expressiva. Para finalizar expõe-se a importância da constante pesquisa em relação ao assunto, afim de problematizar o ensino da dança nas escolas de educação infantil, para que a mesma possa ser compreendida como uma linguagem à ser explorada pelas crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-19T18:09:05Z No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.PDF: 14257415 bytes, checksum: ab08be37cc9e6bf2db3fb105ffb20543 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-19T19:08:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.PDF: 14257415 bytes, checksum: ab08be37cc9e6bf2db3fb105ffb20543 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-19T19:08:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.PDF: 14257415 bytes, checksum: ab08be37cc9e6bf2db3fb105ffb20543 (MD5) Previous issue date: 2015-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA pedagogia da dança na educação infantil: movimentos e experimentações de corpos que criampt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES.PDF13,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.