Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/411
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Rodrigo Saballa de | - |
dc.contributor.referee1 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.contributor.referee2 | Fiorentin, Renata | - |
dc.creator | Rodrigues, Angélica | - |
dc.date | 2015-12-02 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-19T19:08:06Z | - |
dc.date.available | 2017-06-19T19:08:06Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-21 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/411 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a dança como linguagem na educação infantil. Inicialmente se faz um apanhado histórico da dança, e sobre a compreensão do movimento corporal, embasado na legislação brasileira e nos autores Marques (2010;2012), Scarpato (1999), Strazzacappa e Morandi (2006), Rangel (2008), Almeida (2013). Após apresenta-se algumas modalidades como: ballet clássico, dança moderna e dança contemporânea através de uma contextualização histórica. Posteriormente segue-se para as concepções da infância e Educação Infantil e os conceitos do corpo e da dança na escola. O conceito de linguagem também é abordado no seguinte capítulo, afim de explicar a importância de a dança ser trabalhada como linguagem na educação infantil. E a partir de um constante contato com a dança e a experiência pedagógica com a mesma, apresenta-se propostas metodológicas para o trabalho da dança com os professores, afim de que se possa compreender através de seus corpos e movimentos, os principais aspectos comunicativos da dança. E posteriormente propõe-se situações de aprendizagem na dança, à serem realizadas com as crianças, onde as mesmas possam ter o contato com a dança de forma lúdica e expressiva. Para finalizar expõe-se a importância da constante pesquisa em relação ao assunto, afim de problematizar o ensino da dança nas escolas de educação infantil, para que a mesma possa ser compreendida como uma linguagem à ser explorada pelas crianças. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-19T18:09:05Z No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.PDF: 14257415 bytes, checksum: ab08be37cc9e6bf2db3fb105ffb20543 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-19T19:08:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.PDF: 14257415 bytes, checksum: ab08be37cc9e6bf2db3fb105ffb20543 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-19T19:08:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.PDF: 14257415 bytes, checksum: ab08be37cc9e6bf2db3fb105ffb20543 (MD5) Previous issue date: 2015-12-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A pedagogia da dança na educação infantil: movimentos e experimentações de corpos que criam | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES.PDF | 13,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.