Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gutierres, Athany-
dc.contributor.advisor-co1Riffel, Rogério Tomasi-
dc.contributor.advisor-co2Acrani, Gustavo Olszanski-
dc.contributor.referee1Gutierres, Athany-
dc.contributor.referee2Lopes, Bruna Chaves-
dc.contributor.referee3Rosa Filho, Luiz Artur-
dc.creatorCoghetto, Cristina Caren-
dc.date2020-
dc.date.accessioned2021-04-20T14:36:02Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-04-20T14:36:02Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4135-
dc.description.abstractObjective: To analyze the prevalence of anxiety and its symptoms, as well as variables related to its outcome in public school teachers in Passo Fundo / RS. Methods: This is a cross-sectional study, whose data were collected through a questionnaire sent through an application to teachers. Sociodemographic, health and job characteristics data were collected. The outcome was determined using the Beck Anxiety Inventory (BAI). Results: The research population consisted of 231 public school teachers from all levels of education in Passo Fundo / RS. Using BAI, a prevalence of 64.5% of teachers with minimal anxiety, 22.5% mild, 8.6% moderate and 4.3% severe was found. Additionally, there was a statistically significant relationship between anxiety and current or past work leave (p<0.001). Conclusions: Realizing that anxiety is a problem that is present among teachers, impairing their work and being a reason for leaving, it is very important that interventions are made to minimize the problem and ensure quality of life and work among thempt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Analisar a prevalência de ansiedade e seus sintomas, bem como variáveis relacionadas ao seu desfecho em professores da rede pública de Passo Fundo/RS. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, cujos dados foram coletados por meio de questionário enviado por meio de aplicativo aos professores. Foram coletados dados sociodemográficos, de saúde e características do trabalho. O desfecho foi determinado por meio do Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Resultados: A população da pesquisa foi composta por 231 professores de todos os níveis de ensino da rede pública de Passo Fundo/RS. Por meio do BAI, encontrou-se uma prevalência de 64,5% de professores com ansiedade mínima, 22,5% leve, 8,6% moderada e 4,3% grave. Ainda, houve relação estatisticamente significativa de ansiedade com afastamento atual ou passado (p<0,001). Conclusões: Percebendo que a ansiedade é um problema que se faz presente entre os professores, prejudicando seu trabalho e sendo motivo de afastamentos, é muito importante que intervenções sejam feitas visando a minimizar o problema e a garantir qualidade de vida e de trabalho entre os mesmos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2021-04-17T19:37:21Z No. of bitstreams: 1 CRISTINA CAREN COGHETTO.pdf: 121230 bytes, checksum: 393934464ce66ef894aea2293a787b60 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br), reason: O arquivo inserido foi o Termo de Permissão de Acesso ao Documento ao invés do TCC. Por gentileza, refazer o depósito. on 2021-04-20T12:52:57Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2021-04-20T14:29:16Z No. of bitstreams: 1 TCC CRISTINA CAREN COGHETTO.pdf: 1539928 bytes, checksum: 984c8e5f6f919dc6eeb2a9ac35cf6b56 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-20T14:36:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC CRISTINA CAREN COGHETTO.pdf: 1539928 bytes, checksum: 984c8e5f6f919dc6eeb2a9ac35cf6b56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-20T14:36:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC CRISTINA CAREN COGHETTO.pdf: 1539928 bytes, checksum: 984c8e5f6f919dc6eeb2a9ac35cf6b56 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Passo Fundopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectProfessores escolarespt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titlePrevalência de sintomas de transtorno de ansiedade em professores da rede pública do município de Passo Fundo-RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CRISTINA CAREN COGHETTO.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.