Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gutierres, Athany | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Riffel, Rogério Tomasi | - |
dc.contributor.advisor-co2 | Acrani, Gustavo Olszanski | - |
dc.contributor.referee1 | Gutierres, Athany | - |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Bruna Chaves | - |
dc.contributor.referee3 | Rosa Filho, Luiz Artur | - |
dc.creator | Coghetto, Cristina Caren | - |
dc.date | 2020 | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T14:36:02Z | - |
dc.date.available | 2021 | - |
dc.date.available | 2021-04-20T14:36:02Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4135 | - |
dc.description.abstract | Objective: To analyze the prevalence of anxiety and its symptoms, as well as variables related to its outcome in public school teachers in Passo Fundo / RS. Methods: This is a cross-sectional study, whose data were collected through a questionnaire sent through an application to teachers. Sociodemographic, health and job characteristics data were collected. The outcome was determined using the Beck Anxiety Inventory (BAI). Results: The research population consisted of 231 public school teachers from all levels of education in Passo Fundo / RS. Using BAI, a prevalence of 64.5% of teachers with minimal anxiety, 22.5% mild, 8.6% moderate and 4.3% severe was found. Additionally, there was a statistically significant relationship between anxiety and current or past work leave (p<0.001). Conclusions: Realizing that anxiety is a problem that is present among teachers, impairing their work and being a reason for leaving, it is very important that interventions are made to minimize the problem and ensure quality of life and work among them | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: Analisar a prevalência de ansiedade e seus sintomas, bem como variáveis relacionadas ao seu desfecho em professores da rede pública de Passo Fundo/RS. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, cujos dados foram coletados por meio de questionário enviado por meio de aplicativo aos professores. Foram coletados dados sociodemográficos, de saúde e características do trabalho. O desfecho foi determinado por meio do Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Resultados: A população da pesquisa foi composta por 231 professores de todos os níveis de ensino da rede pública de Passo Fundo/RS. Por meio do BAI, encontrou-se uma prevalência de 64,5% de professores com ansiedade mínima, 22,5% leve, 8,6% moderada e 4,3% grave. Ainda, houve relação estatisticamente significativa de ansiedade com afastamento atual ou passado (p<0,001). Conclusões: Percebendo que a ansiedade é um problema que se faz presente entre os professores, prejudicando seu trabalho e sendo motivo de afastamentos, é muito importante que intervenções sejam feitas visando a minimizar o problema e a garantir qualidade de vida e de trabalho entre os mesmos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2021-04-17T19:37:21Z No. of bitstreams: 1 CRISTINA CAREN COGHETTO.pdf: 121230 bytes, checksum: 393934464ce66ef894aea2293a787b60 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br), reason: O arquivo inserido foi o Termo de Permissão de Acesso ao Documento ao invés do TCC. Por gentileza, refazer o depósito. on 2021-04-20T12:52:57Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2021-04-20T14:29:16Z No. of bitstreams: 1 TCC CRISTINA CAREN COGHETTO.pdf: 1539928 bytes, checksum: 984c8e5f6f919dc6eeb2a9ac35cf6b56 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-20T14:36:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC CRISTINA CAREN COGHETTO.pdf: 1539928 bytes, checksum: 984c8e5f6f919dc6eeb2a9ac35cf6b56 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-20T14:36:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC CRISTINA CAREN COGHETTO.pdf: 1539928 bytes, checksum: 984c8e5f6f919dc6eeb2a9ac35cf6b56 (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Passo Fundo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Professores escolares | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.title | Prevalência de sintomas de transtorno de ansiedade em professores da rede pública do município de Passo Fundo-RS | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC CRISTINA CAREN COGHETTO.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.