Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4135
Type: Monografia
Title: Prevalência de sintomas de transtorno de ansiedade em professores da rede pública do município de Passo Fundo-RS
Author: Coghetto, Cristina Caren
First advisor: Gutierres, Athany
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Riffel, Rogério Tomasi
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Acrani, Gustavo Olszanski
metadata.dc.contributor.referee1: Gutierres, Athany
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Bruna Chaves
metadata.dc.contributor.referee3: Rosa Filho, Luiz Artur
Resume: Objetivo: Analisar a prevalência de ansiedade e seus sintomas, bem como variáveis relacionadas ao seu desfecho em professores da rede pública de Passo Fundo/RS. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, cujos dados foram coletados por meio de questionário enviado por meio de aplicativo aos professores. Foram coletados dados sociodemográficos, de saúde e características do trabalho. O desfecho foi determinado por meio do Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Resultados: A população da pesquisa foi composta por 231 professores de todos os níveis de ensino da rede pública de Passo Fundo/RS. Por meio do BAI, encontrou-se uma prevalência de 64,5% de professores com ansiedade mínima, 22,5% leve, 8,6% moderada e 4,3% grave. Ainda, houve relação estatisticamente significativa de ansiedade com afastamento atual ou passado (p<0,001). Conclusões: Percebendo que a ansiedade é um problema que se faz presente entre os professores, prejudicando seu trabalho e sendo motivo de afastamentos, é muito importante que intervenções sejam feitas visando a minimizar o problema e a garantir qualidade de vida e de trabalho entre os mesmos.
Abstract: Objective: To analyze the prevalence of anxiety and its symptoms, as well as variables related to its outcome in public school teachers in Passo Fundo / RS. Methods: This is a cross-sectional study, whose data were collected through a questionnaire sent through an application to teachers. Sociodemographic, health and job characteristics data were collected. The outcome was determined using the Beck Anxiety Inventory (BAI). Results: The research population consisted of 231 public school teachers from all levels of education in Passo Fundo / RS. Using BAI, a prevalence of 64.5% of teachers with minimal anxiety, 22.5% mild, 8.6% moderate and 4.3% severe was found. Additionally, there was a statistically significant relationship between anxiety and current or past work leave (p<0.001). Conclusions: Realizing that anxiety is a problem that is present among teachers, impairing their work and being a reason for leaving, it is very important that interventions are made to minimize the problem and ensure quality of life and work among them
Keywords: Ansiedade
Professores escolares
Qualidade de vida
Saúde mental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Passo Fundo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4135
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC CRISTINA CAREN COGHETTO.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.