Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4139
Tipo: Dissertação
Título: Por uma política pública de educação integral na educação infantil: desafios da gestão municipal e escolar
Autor(es): Hansen, Fabiana Cristina
Primeiro Orientador: Arenhart, Livio Osvaldo
Primeiro membro da banca: Rigo, Neusete Machado
Segundo membro da banca: Nogueira, Sandra Vidal
Resumo: Esta dissertação de Mestrado, intitulada ―Por uma Política Pública de Educação Integral na Educação Infantil: Desafios da Gestão Municipal e Escolar‖, inserida na linha de pesquisa: ―Estado, Sociedade e Políticas de Desenvolvimento”, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, tem como objetivo geral: Analisar a concepção dos gestores educacionais sobre a gestão escolar e os desafios da política pública de educação integral para o desenvolvimento pleno das crianças das Escolas de Educação Infantil de tempo integral da rede municipal de São Luiz Gonzaga/RS. Este objetivo indica tratar-se de pesquisa qualitativa e abordagem ecossistêmica. Os instrumentos da pesquisa são organizados em pesquisa bibliográfica com foco especial na Sociologia, filosofia da infância contemporânea, pesquisa documental com aportes textuais sobre educação integral a nível federal, estadual e municipal, entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados e análise de conteúdo. Os sujeitos envolvidos foram: Secretária Municipal de Educação de São Luiz Gonzaga/RS, Assessora Pedagógica da Educação Infantil, Diretoras e Coordenadoras Pedagógicas das Escolas Municipais de Educação Infantil que oferecem a pré-escola em tempo integral, totalizando 10 (dez) participantes. A análise dos dados se deu por meio de análise de conteúdo, segundo Laurenci Bardin. Como resultado, não foi possível perceber se existe um olhar voltado à criança como cidadã e participante na elaboração de políticas públicas. Quanto à concepção das gestoras sobre a educação integral, a pesquisa encontrou relatos de projetos de parceria entre escolas e famílias. Parece nítida a ideia de planejamento coletivo com intuito de desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa detectou indícios de intersetorialidade na administração em prol da política pública de educação integral às crianças no município. Nesse sentido, foi possível perceber que as gestoras destacam a importância das ações coletivas mobilizadas pelos gestores, bem conduzidas, continuadas e avaliadas. A pesquisa aduz argumentos a favor da ideia de que a intersetorialidade é um fio condutor válido para uma apropriada política pública municipal de educação integral voltada às crianças. Para tanto, parece necessário que haja conversação contínua entre os envolvidos e organização de redes de apoio na perspectiva dos princípios organizativos das Cidades Educadoras. Sob um enfoque ecossistêmico, multirreferencial e prospectivo, há de se reconhecer o protagonismo infantil como ideia diretriz de reorganização dos espaços e tempos do território das cidades, há de se dar atenção primordial às vozes das crianças na reconfiguração das paisagens urbanas. Pela forma pregnante de exposição de alguns subtemas, a dissertação remete para a continuação dos estudos a fim de detectar e demarcar olhares alternativos de gestores públicos em políticas públicas voltadas à educação integral para a educação infantil que visem à participação das crianças nos processos decisórios da cidade.
Abstract/Resumen: This Master's dissertation, entitled "Towards a Public Policy of Full-time Education in Early Childhood Education: Challenges of Municipal and School Management", inserted in the research line: "State, Society and Development Policies", of the Graduate Program in Development and Public Policy (PPGDPP) of the Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, has as its general objective: Analyze the conception of educational managers about school management and the challenges of the public policy of full time education for the full development of children in the full time Children Education Schools of the municipal network of São Luiz Gonzaga/RS. This objective indicates that this is qualitative research and ecosystemic approach. The research instruments are organized in bibliographical research with special focus on Sociology, philosophy of contemporary childhood, documental research with textual contributions about integral education at federal, state and municipal level, semi-structured interviews as a technique of data collection and content analysis. The subjects involved were: Municipal Secretary of Education of São Luiz Gonzaga/RS, Pedagogical Advisor of Children's Education, Directors and Pedagogical Coordinators of Municipal Schools of Children's Education that offer full time preschool, totaling 10 (ten) participants. The data analysis was done through content analysis, according to Laurenci Bardin. As a result, it was not possible to see if there is a look at the child as a citizen and participant in the development of public policies. As for the managers' conception of integral education, the research found reports of partnership projects between schools and families. It seems clear the idea of collective planning with the purpose of the children's full development. The research detected signs of intersectoriality in the administration in favor of the public policy of integral education for children in the municipality. In this sense, it was possible to notice that the managers highlight the importance of collective actions mobilized by managers, well conducted, continued and evaluated. The research brings arguments in favor of the idea that intersectoriality is a valid thread for an appropriate municipal public policy of integral education for children. To this end, it seems necessary to have continuous conversation among those involved and to organize support networks from the perspective of the organizing principles of the Educating Cities. Under an ecosystemic, multi-referential, and prospective approach, child protagonism must be recognized as a guiding idea for the reorganization of spaces and times in the territory of cities, and primary attention must be given to the voices of children in the reconfiguration of urban landscapes. By the pregnant form of exposition of some subthemes, the dissertation refers to the continuation of studies in order to detect and demarcate alternative looks from public managers in public policies aimed at comprehensive education for early childhood education that aim at the participation of children in the decision making processes of the city.
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação infantil
Educação integral
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4139
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HANSEN.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.