Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Schneiders, Caroline Mallmann-
dc.contributor.referee1Batista, Jeize de Fátima-
dc.contributor.referee2Greff, Luiza Boézzio-
dc.creatorAjala, Jean Marcos Silva-
dc.date2020-09-23-
dc.date.accessioned2021-05-24T16:46:56Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-05-24T16:46:56Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4159-
dc.description.abstractLa cultura de un pueblo es expresada principalmente por su música, la música gaucha no huye de esa premisa. De esta manera, este estudio visa reflexionar la manera como el imaginario del sujeto gaucho nativista, que remete a su vida en el campo a través de las músicas campeonas del festival Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. Para eso, seleccionamos, como corpus, cinco músicas vencedoras dese festival, tiendo como criterio, las vencedoras a cada diez ediciones (las campeonas de los años de 1971, 1982, 1992, 2002 y 2019). Nos fundamentamos en la Análisis del Discurso (AD) de la línea pecheuxtiana, la cual trata de un campo teórico que visa la interpretación y la comprensión de cómo los discursos producen efectos de sentido, movilizando los conceptos de discurso, sujeto, interdiscurso, formación discursiva y condiciones de producción. Y, a través de la interpretación de las secuencias discursivas recortadas de las músicas, comprendemos los efectos de sentido que tales discursos producen a partir de la historicidad y memoria discursiva que resuenan y constituyen ese sujeto gaucho. Los discursos que componen las músicas campeonas exprimen el atravesamiento del nativismo por lo que es histórico en la trayectoria de estos sujetos. Los temas presentes en las letras sirven como parámetros para la manutención y preservación de la cultura. El discurso alrededor del sujeto gaucho nativista inscribe en su formulación una determinada memoria, cristalizando ciertos sentidos.pt_BR
dc.description.resumoA cultura de um povo é expressada principalmente por sua música, a música gaúcha não foge dessa premissa. Desta maneira, este estudo visa a refletir como se constitui o imaginário do sujeito gaúcho nativista, que remete principalmente à sua vida no campo, através das músicas campeãs do festival Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos, como corpus, cinco músicas deste festival, tendo como critério as vencedoras a cada dez edições (as campeãs dos anos de 1971, 1982, 1992, 2002 e 2019). Nos fundamentamos na Análise de Discurso (AD) de viés pecheuxtiano, a qual se trata de um campo teórico que visa à interpretação e à compreensão de como os discursos produzem efeitos de sentido, mobilizando os conceitos de discurso, sujeito, interdiscurso, formação discursiva e condições de produção. E, através da interpretação das sequências discursivas recortadas das músicas, compreendemos os efeitos de sentido que tais discursos produzem a partir da historicidade e memória discursiva que ressoam e constituem esse sujeito gaúcho. Os discursos que compõem as músicas campeãs exprimem o atravessamento do nativismo pelo o que é histórico na trajetória destes sujeitos. Os temas presentes nas letras servem como parâmetros para a manutenção e preservação da sua cultura. O discurso em tono do sujeito gaúcho nativista inscreve em sua formulação uma determinada memória, cristalizando determinados sentidos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-05-24T16:30:06Z No. of bitstreams: 1 AJALA.pdf: 503178 bytes, checksum: 9c1bb45d0cdb3f3850f5f87cc29f460d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-24T16:46:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AJALA.pdf: 503178 bytes, checksum: 9c1bb45d0cdb3f3850f5f87cc29f460d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-24T16:46:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AJALA.pdf: 503178 bytes, checksum: 9c1bb45d0cdb3f3850f5f87cc29f460d (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectFestivaispt_BR
dc.subjectMúsica tradicionalpt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.titleO Festival Califórnia da Canção Nativa e a constituição do sujeito Gaúcho Nativistapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJALA.pdf491,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.