Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4164
Type: | Monografia |
Título : | Mapeamento acerca da divulgação científica no ensino de ciências |
Author: | Zismann, Jonatan Josias |
First advisor: | Wenzel, Judite Scherer |
metadata.dc.contributor.referee1: | Leite, Fabiane de Andrade |
metadata.dc.contributor.referee2: | München, Sinara |
Resume: | O trabalho em questão trata de um Trabalho de Conclusão de Curso, o qual é pré-requisito para a diplomação de graduação em Química Licenciatura. A temática é o mapeamento acerca da divulgação científica no Ensino de Ciências. O objetivo principal consistiu em compreender como a Divulgação Cientifica vem sendo trabalhada nos espaços de ensino, quais os instrumentos ou modos de uso, quais as potencialidades e/ou limitações da mesma junto ao Ensino de Ciências. E o processo metodológico contemplou uma revisão bibliográfica acerca da Divulgação Científica junto ao Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os dados foram obtidos no portal da Capes e para análise utilizamos a Análise Textual Discursiva. As categorias emergentes indicaram para o uso da Divulgação Científica como modo de desenvolver um posicionamento crítico nos estudantes em diferentes níveis de ensino. E ainda, apontaram para aspectos como o gosto pela leitura, a motivação para o ensino e o posicionamento frente as Fake Science. Os resultados permitem indicar que o uso da Divulgação Científica num processo mediado e em contexto escolar pode contribuir para a formação de um estudante mais crítico, capaz de questionar sobre fatos de seu cotidiano com um olhar da ciência o que vai ao encontro da alfabetização científica. |
Resumen : | The work in question deals with a Course Conclusion Paper, which is a prerequisite for undergraduate diploma in Chemistry Degree. The theme is the mapping of Scientific Popularization in science education. The main objective was to understand how Scientific Popularization has been used in teaching spaces, which instruments or modes of use, which are its potential and / or limitations with science education. And the methodological process included a bibliographic review about Scientific Popularization with the Teaching of Natural Sciences and its Technologies. The data were obtained from the Capes portal and for analysis we used the Discursive Textual Analysis. The emerging categories indicated the use of Scientific Popularization as a way to develop a critical position in students at different levels of education. And yet, they pointed to aspects such as the taste for reading, the motivation for teaching and the positioning towards Fake Science. The results allow us to indicate that the use of Scientific Popularization in a mediated process and in a school context can contribute to the formation of a more critical student, able to question about facts of his daily life with a view of science that meets scientific literacy. |
Palabras clave : | Educação Ensino Ciência Divulgação científica |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4164 |
Fecha de publicación : | 2020 |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ZISMANN.pdf | 824,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.