Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4173
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Güllich, Roque Ismael da Costa-
dc.contributor.referee1Wenzel, Judite Scherer-
dc.contributor.referee2Zanon, Lenir Basso-
dc.creatorRadetzke, Franciele Siqueira-
dc.date2020-09-14-
dc.date.accessioned2021-05-25T13:55:48Z-
dc.date.available2022-09-14-
dc.date.available2021-05-25T13:55:48Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4173-
dc.description.abstractThis study deals with the continuing education of teachers who train in the area of Natural Sciences and their Technologies (NST), participating in the extension project: Training Cycles in Science Teaching at the Federal University of the Fronteira Sul (FUFS), Campus Cerro Largo - RS. The study arises from defending the understanding of the process of continuing education as a space and time for formative dialogue and (re) construction of conceptions about teaching in the classroom, knowledge and theories, having as central questions: what is the role and what are the constituent elements of continuing education in Higher Education (HE)? The production of narratives about the life stories of the investigated teachers and the study of Research Training-Action (RTA), as a theoretical foundation, contributed to defend the perspective of continuing education as necessary to improve the processes of teaching and learning. The research, with a qualitative approach, aimed to understand the role and the constitutive elements of continuing education in HE, considering the context of investigation limited to the area of NST. The instrument used to produce the results was the production of narrative writings recorded in audio and later transcribed. In that study, six Professors working in the HE of FUFS, Campus Cerro Largo - RS in the NST area were researched. Two are from the Biological Sciences area, two from Physics and two from Chemistry, three with Postgraduate training in the basic area of Biology, Physics and Chemistry and the other three with Postgraduate Education. The investigated teachers are participants in the continuing education process developed in the Training Cycles in Science and Mathematics Teaching project. In the Cycles, teacher trainers, teachers of the basic network and graduate students participate in a collaborative and shared way. The discussion was anchored in the thematic content analysis. The views expressed by the participants point to the reflection and improvement of pedagogical practices in dialogue with initial training and basic education as important. The research also highlighted the need for attention to the constituent elements of the continuing education process: the formative dialogue, the systematization of experiences and reflective narratives. In the Formative Cycles in Science Education, the meetings contemplate the sharing of experiences and the reading and discussion of theoretical references that favor the constitution of the subject teacher trainer (of ES) in the collective along with the initial and continuing education of Basic Education teachers.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata da formação continuada dos formadores de professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), participantes do projeto de extensão: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS. O estudo decorre da defesa da compreensão do processo de formação continuada como um espaço e tempo de diálogo formativo e de (re)construção de concepções acerca do fazer pedagógico em sala de aula, saberes e teorias, tendo como questões centrais: qual o papel e quais são os elementos constituintes da formação continuada no Ensino Superior (ES)? A produção de narrativas sobre histórias de vida dos professores investigados e o estudo da Investigação-Formação-Ação (IFA), como fundamento téorico, contribuíram para defender a perspectiva da formação continuada como necessária à melhoria dos processos de ensinar e de aprender. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender o papel e os elementos constitutivos da formação continuada no ES, considerando o contexto de investigação circunscrito à área de CNT. O procedimento usado para a produção dos resultados foi a produção de escritas narrativas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. No referido estudo foram pesquisados seis Professores atuantes no ES da UFFS, Campus Cerro Largo- RS da área de CNT. Dois são da área de Ciências Biológicas, dois da Física e dois da Química, sendo três com formação de Pós-graduação na área básica de Biologia, Física e Química e os outros três com Pós-graduação em Educação. Os docentes investigados são participantes do processo de formação continuada desenvolvidos no projeto Ciclos Formativos. Dos Ciclos, participam de modo colaborativo e compartilhado professores formadores, professores da rede básica e licenciandos. A discussão foi ancorada na análise temática de conteúdo. As concepções expressas pelos participantes apontam para a reflexão e melhoramento das práticas pedagógicas em diálogo com a formação inicial e Educação Básica como importantes. A pesquisa também destacou a necessidade de atenção aos elementos constituintes do processo de formação continuada: o diálogo formativo, a sistematização de experiências e as narrativas reflexivas. Nos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências, os encontros contemplam o compartilhamento de experiências e a leitura e discussão de referenciais teóricos que favorecem a constituição do sujeito professor formador (do ES) no coletivo junto à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-05-24T21:41:28Z No. of bitstreams: 1 RADETZKE.pdf: 2686421 bytes, checksum: 60254931b5440730eebb7180dabdfa5f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-25T13:55:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RADETZKE.pdf: 2686421 bytes, checksum: 60254931b5440730eebb7180dabdfa5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-25T13:55:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RADETZKE.pdf: 2686421 bytes, checksum: 60254931b5440730eebb7180dabdfa5f (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.relationCAPESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleA docência no ensino superior e a formação continuada dos formadores de professores da área de ciências da natureza e suas tecnologiaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RADETZKE_01.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.