Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4178
Tipo: Monografia
Título: O trabalho como elemento educativo na escola itinerante Herdeiros do Saber: limites e possibilidades
Autor(es): Santos, Rosenilda da Conceição dos
Primeiro Orientador: Gehlen, Maria Eloá
Resumo: Este trabalho busca compreender como ocorre o trabalho como princípio educativo na Escola Itinerante Herdeiros do Saber, no acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, no município de Rio Bonito do Iguaçu, no estado do Paraná, a qual tem realizado o processo educativo na formação humana integral dos estudantes. O questionamento é a respeito do trabalho como princípio educativo vinculado à luta pela terra. Aborda-se, também, relações sociais de produção que nos levam a compreender a necessidade de uma educação que leve o sujeito do campo a lutar contra a hegemonia do capital. A metodologia da pesquisa é alicerçada na análise de documentos, revisão bibliográfica, assim como entrevistas semiestruturadas com quatro pessoas da comunidade escolar: educando, educador, membro da comunidade e coordenação pedagógica, mediante análise de conteúdo conforme Bardin (2011). Foi realizado um estudo dos principais conceitos e categorias na relação trabalho e educação, baseado nos Complexos de Estudo de Pistrak (2005). A abordagem aprofundada da temática e das relações do trabalho como princípio educativo, no cotidiano da escola, contribui para que os educandos e educadores construam relações de proximidade com a realidade no convívio social e nas mudanças de comportamento rumo à transformação social. No Ensino Fundamental II e no Ensino Médio ainda não é desenvolvida a prática do trabalho como princípio educativo, essa prática ocorre apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e não é regularmente, mas, sim, em tempo acréscimo, o qual ocorre em tempo aula adaptado. A Escola Itinerante Herdeiros do Saber possui como características a resistência e a ousadia frente ao modelo da escola tradicional burguesa.
Abstract/Resumen: This paper aims to understand how labor, as an educational principle, is developed at the Escola Itinerante Herdeiros do Saber, in the Herdeiros da Terra de 1º de Maio rural camp, in the city of Rio Bonito do Iguaçu, State of Parana, Brazil. The school has been performing the educational process for the student’s complete humanistic education. The questing surrounds labor as an educational principle attached to the fight for land. Is also taken into analysis production social relations that lead us to understand the need of an education that takes de rural individuals to fight against capital hegemony. The research’s methodology stands upon documental analysis, bibliographic review, and semi structured interviews with four people from the school community: a student, a teacher, a member of the rural camp and a pedagogical supervision representative. The content analysis is performed according to Bardin (2011). A study of the main concepts and categories in the relation between labor and education was developed based on Pistrak’s Study Complexes. A deepened approach of the themes and the relations of labor as educational principle, in the school daily routine, helps the students and teachers to build proximity relations with reality in the social relations and behavioral changes towards social transformation. In the late Secondary Education and in High School, the practice of labor as an educational principle is not developed yet. Differently, this practice happens in the early Secondary Education, although it is not on a regular basis, but in extra and adapted class time. The Escola Itinerante Herdeiros do Saber features resistance and courage towards the traditional bourgeois model of school.
Palavras-chave: Escola itinerante
Formação do indivíduo
Classes sociais
Rio Bonito do Iguaçu (PR)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4178
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.