Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4212
Tipo: Dissertação
Título: Chapecó: memória e monumento
Autor(es): Slevinski, Gabriel Bedin
Primeiro Orientador: Valério, Mairon Escorsi
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Segundo membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Terceiro membro da banca: Ribeiro Júnior, Halferd Carlos
Resumo: As memórias são composições dos contextos políticos, sociais, culturais, econômicos de cada época. Mediante essa complexa teia, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as representações sociais que circulam nos monumentos que celebram a memória oficial de Chapecó, SC: O Desbravador (1981) e Monumento Chapecó 100 Anos (2017), ambos inaugurados em datas festivas, por ocasião das comemorações de aniversário de 64 anos da cidade e de 100 anos de emancipação política e administrativa do município respectivamente. Nessa intenção estão implicados objetivos específicos que possibilitem compreender a relação memória, poder e identidade; identificar discursos, símbolos, sujeitos e práticas sociais presentes e silenciadas pela memória oficial de Chapecó; problematizar as práticas sociais celebradas, mediante as realidades mais dinâmicas e plurais com as quais as memórias se revestem. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e documental, construída por meio de diálogo com os autores, verificação de documentos, registros oficiais, jornais, fotografia, leitura de imagem. A pesquisa se desdobra em três capítulos, evidenciando que o processo de formação de identidades (e de diferenças), que dividem o mundo social, está atrelado às representações que circundam os monumentos em questão, os quais revelam (e também escondem), anunciam (igualmente silenciam) memórias, lembranças (esquecimentos), emoções, em torno da história da colonização e do desenvolvimento de Chapecó. Entre outros aspectos, a pesquisa apontou que o desenvolvimento e o progresso de Chapecó são representados pela memória oficial, voltada para a visibilidade dos grandes feitos e heróis, deixando à margem diferentes atores e organizações: caboclos, indígenas, pequenos agricultores, mulheres, movimentos sociais, sindicatos. Todavia, a pesquisa desvelou também que a cidade, ligada à dinâmica local e global, se transformou. A Chapecó de hoje faz parte de uma realidade sociocultural híbrida – plural, contraditória, ambígua. Os monumentos, em meio às transformações da cidade, estão mais abertos à dinâmica urbana, possibilitando que a memória interaja com a mudança. Esse quadro aponta para a revitalização dos seus heróis, em meio à propaganda, ao trânsito, aos grafites, às manifestações políticas, à luta dos movimentos sociais que permanecem vivos apesar das contrariedades. Eleger os monumentos como objeto de estudo requer, portanto, problematizar representações sociais, verdades e projetos ali defendidos pelos diversos grupos, de acordo com seus ideais de sociedade, mais do que apreciar a obra em si mesma, por imponente e grandiosa que ela se apresente. Desse modo, a pesquisa, longe de tecer conclusões acerca do tema da memória e do patrimônio cultural material de Chapecó, abre perspectivas teóricas e políticas reveladoras, no sentido de permitir duvidar, perguntar, desconfiar do que é tomado como natural, dialogar, enfim, com as contradições do presente. O estudo, tanto mais provisório que conclusivo, é, assim, um convite à leitura sempre nova sobre o tema das memórias em suas vinculações como os monumentos e as representações de classe, gênero, etnia, entre outras marcas nesses espaços perpetuadas. A memória de Chapecó e os Monumentos O Desbravador e Chapecó 100 Anos são invenções históricas e culturais que sintetizam histórias de vida, cujos significados podem ser transformados, porque culturalmente construídos.
Abstract/Resumen: Memories are compositions of political, social, cultural, economic contexts of each time. According to this complex net, this research aims at investigating the social representations that circulate in the monuments which celebrate the official memory of Chapeco, SC: “O Desbravador” (1981) and Monument Chapeco 100 Years (2017), both inaugurated on festive days, on the occasion of celebrations of 64th anniversaries of the city and 100 years of political and administrative emancipation of the city, respectively. In this intention specific goals are implied, which make possible to understand the relation among memory, power and identity; identifying discourses, symbols, subjects and social practices presented and muted by the official memory of Chapeco; problematizing the social practices celebrated, according to the most dynamic and plural realities with which the memories coat themselves. The methodology evolve bibliographic and documental research, built up through dialogues with the authors, verification of documents, official registers, newspapers, photography, image reading. The research is divided within three chapters, shedding light on the process of formation of identities (and differences), that divide social world, it is attached to the representations that encircle the mentioned monuments, which reveal (also hide), announce (equally mute) memories, remembrance (forgetfulness), emotions, concerning the history of colonization and development of Chapeco. Among other aspects, the research pointed that the development and the progress of Chapeco are represented by the official memory, turned to the visibility of the heroes and conquers, leaving aside different actors and organizations: mestizos, indians, small farmers, women, social movements, syndicates. However, the research also revealed that the city, linked to the local and global dynamic, has changed. Current Chapeco is part of a hybrid sociocultural reality – plural, contradictory, ambiguous. Monuments, in the midst of the city's transformations, are more open to urban dynamics, allowing memory to interact with change. This picture points to the revitalization of its heroes, in the midst of propaganda, traffic, graffiti, political demonstrations, the struggle of social movements that remain alive despite the setbacks. Choosing monuments as an object of study therefore requires problematizing social representations, truths and projects defended there by the various groups, according to their ideals of society, rather than appreciating the work itself, as imposing and grand as it presents itself. Thus, the research, being far from concluding on de theme of memory and material cultural memory of Chapeco, it opens revealing theoretical and political perspectives, in order to doubt, ask, suspect from what is taken as natural, discussing, thought with the contradictions of the present. The study, which is both provisional and conclusive, is thus an invitation to an ever-new reading on the theme of memories in their connections, such as monuments and representations of class, gender, ethnicity, among other marks in these perpetuated spaces. The memory of Chapeco and the Monuments “O Desbravador” and “Chapecó 100 Anos” are historical and cultural inventions that synthesize histories of life, whose meanings may be transformed, because they are culturally built up.
Palavras-chave: Memória
Monumento
Representação
Desconstrução
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4212
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Slevinski-.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.