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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Os legados do ver-sus e do pet-saúde: desafios e possibilidades para educação e(trans)formação interprofissional em saúde
Autor(es): Bauermann, Adriana Carolina
Primeiro Orientador: Silva Filho, Cláudio Claudino da
Resumo: O objetivo analisar a percepção dos participantes do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) e do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), acerca dos desafios e possibilidades para educação e formação interprofissional em saúde. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, em uma abordagem qualitativa, que utilizou como eixo epistemológico e analítico a problematização e a pedagogia crítica em Paulo Freire. Ao todo foram entrevistados 7 estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Educação Física, e Psicologia e 2 profissionais de Nutrição e Psicologia das instituições supracitadas, que participaram do projeto VER-SUS ou do programa PET-Saúde enquanto estudantes. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se a entrevista acompanhada por formulário semi-estruturado. Já a análise dos dados qualitativos foi realizada pelo referencial metodológico da Análise de Conteúdo de Bardin, na modalidade Análise Categorial Temática. Eticamente, foram respeitadas as Resoluções Nº 466/2012 e Nº 510/2016. Resultados: a partir das falas dos participantes, elencou-se três categorias essenciais: “O senso crítico a abstração acerca das experiências”, “Comunicação em saúde como alicerce para a interprofissionalidade” e “Experiências práticas como diferencial da formação em saúde?”. As três categorias que receberam destaque nas falas dos estudantes colocam em pauta as experiências práticas, a comunicação e o senso crítico acerca da realidade. Percebe-se que estas iniciativas instigam a necessária e ainda rara consciência de que o aprendizado pode e deve ser transdisciplinar, perpassando entre e além dos itinerários formativos e refletindo acerca da importância de um trabalho que ultrapassa as barreiras das Instituições de Ensino Superior. A aproximação a esses temas foram destacados pelos participantes da pesquisa como apenas trabalhados durante a vivência em ambos os projetos, demonstrando ainda uma real fragilidade do foco para a interdisciplinaridade durante a formação acadêmica em sala de aula. É imperativa a necessidade dos dispositivos de reorientação da formação acadêmica que possibilitem vivências, discussões e por vezes, deslocamento da realidade costumeira dos estudantes da área da saúde, pois, como observado durante a pesquisa, a reflexão acerca do seu papel social como cidadãos provoca maior senso crítico aos estudantes, e acaba por expandir-se como uma responsabilidade para o futuro profissional. A formação para o Sistema Único de Saúde tem se mostrado um desafio, já que, por sua vez a universidade também demonstra precariedade em formar para a comunidade, a partir dos princípios e diretrizes do SUS.
Abstract/Resumen: The objective is to analyze the perception of the participants of the Project Experiences and Internships in the Reality of the Unified Health System (VER-SUS) and of the Education Program for Work for Health (PET-Saúde), about the challenges and possibilities for education and interprofessional training in health. Methodology: This was a descriptive, exploratory research, in a qualitative approach, which used Paulo Freire's problematization and critical pedagogy as an epistemological and analytical axis. In all, 7 students from the Nursing, Medicine, Physical Education, and Psychology courses and 2 Nutrition and Psychology professionals from the aforementioned institutions, who participated in the VER-SUS project or in the PET-Saúde program as students, were interviewed. As a data collection technique, an interview accompanied by a semistructured form was used. The analysis of qualitative data was carried out using the methodological framework of Bardin's Content Analysis, in the Thematic Categorical Analysis modality. Ethically, Resolutions No. 466/2012 and No. 510/2016 were respected. Results: from the speeches of the participants, three essential categories were listed: "Critical sense and abstraction about experiences", "Health communication as a foundation for interprofessionalism" and "Practical experiences as a differential in health education?". The three categories that were highlighted in the students' statements put practical experiences, communication and critical thinking about reality on the agenda. It is noticed that these initiatives instigate the necessary and still rare awareness that learning can and should be transdisciplinary, going between and beyond training itineraries and reflecting on the importance of a work that goes beyond the barriers of Higher Education Institutions. The approach to these themes was highlighted by research participants as only worked during the experience in both projects, demonstrating a real weakness in the focus on interdisciplinarity during academic training in the classroom. It is imperative the need for reorientation devices for academic training that enable experiences, discussions and, at times, displacement from the usual reality of students in the health area, because, as observed during the research, the reflection on their social role as citizens provokes greater critical sense to students, and ends up expanding as a responsibility for the professional future. Training for the Unified Health System has proved to be a challenge, since, in turn, the university also demonstrates precariousness in training for the community, based on SUS principles and guidelines.
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde (SUS)
Ensino e aprendizagem
Ensino superior
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4247
Data do documento: 27-Mai-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Coletiva

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