Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4252
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Medidas de segurança em pequenas obras da construção civil: uma análise das evidências científicas como base para prevenção
Autor(es): Marchioro, Dauana
Primeiro Orientador: Luzardo, Adriana Remião
Resumo: A construção civil representa um dos segmentos empresariais de maior utilização de mão de obra, sendo uma grande potência econômica que gera em todo o mundo milhares de oportunidades de emprego. Ao mesmo tempo em que cria empregos, a construção civil é um campo que apresenta altos índices de acidentes de trabalho. Embora existam normas regulamentadoras que norteiam a atividade desse ramo, ainda existem lacunas a serem preenchidas, que potencializam os riscos de acidentes. Objetivo: analisar as evidências científicas presentes na literatura sobre as medidas de segurança para prevenção de acidentes em pequenas obras da construção civil. Método: trata-se de uma revisão narrativa, de abordagem qualitativa, com levantamento de evidências que auxiliem na prevenção para gerir os riscos no local de trabalho e incentivar os cuidados com os trabalhadores da construção civil. Para a produção deste artigo, realizou-se a busca de referenciais teóricos nas bases de dados SCIELO, LILACS e PUBMED, no período de fevereiro a março de 2021. Resultados: as evidências apontam que a implantação de um programa de prevenção em saúde do trabalhador contribui de maneira significativa na diminuição das taxas de acidentes de trabalho nos canteiros de obra. Dos estudos resultantes das buscas, todos são unânimes em defender ações de promoção da saúde do trabalhador antes de pensar em ações após acidentes de trabalho. Espera-se que as lacunas existentes em pesquisas sobre esse tema diminuam e que outras investigações sejam realizadas com o intuito de colaborar na melhoria da qualidade do trabalho na indústria da construção civil.
Palavras-chave: Construção civil
Saúde ocupacional
Programa de Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho
Segurança do trabalho
Engenharia humana
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4252
Data do documento: 26-Mai-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCHIORO.pdf257,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.