Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4257
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Perfil sociodemográfico e epidemiológico de pessoas idosas no território de abrangência de um centro de saúde da família da região oeste de Santa Catarina
Autor(es): Menegolla, Giselle Christine Schmidt
Primeiro Orientador: Luzardo, Adriana Remião
Resumo: Trata-se de um estudo transversal, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, que buscou analisar o perfil sociodemográfico de pessoas idosas residentes no território de abrangência de um Centro de Saúde da Família da região oeste de Santa Catarina. A amostra foi composta por 1.411 idosos que tiveram dados levantados a partir do sistema de informação da rede de serviços em saúde. A coleta dos dados ocorreu no período de janeiro de 2020 a junho de 2021. Os resultados revelaram que a maioria dos idosos do Centro de Saúde da Família estudado são sexo feminino (57,1%; n=805), da cor branca (85,8%; n=1.210), na faixa etária de 60 a 69 anos (58,61%; n=827), alfabetizados (44,4%; n=626), sendo (41,0%; n=578) pensionistas, apresentando a Hipertensão Arterial Sistêmica (41,6%; n=587) como a principal patologia identificada, seguida da Diabetes Mellitus com (16,3%; n=230). Os achados permitiram concluir que no referido Centro de Saúde da Família há um perfil de idoso que indica ser possível planejar a atenção à saúde de forma diferenciada pelo território, especificamente observando a distribuição da faixa etária entre as áreas, o nível educacional, as características de participação econômica e as doenças mais prevalentes. Recomenda-se que outros estudos de perfil sejam realizados nos Centros de Saúde da Família do município, de forma a integrar os dados e comparar as diferentes regiões da cidade, a fim auxiliar na construção do cenário real da população idosa.
Palavras-chave: Saúde
Saúde do idoso
Atenção primária à saúde
Centro de Saúde da Família
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4257
Data do documento: 26-Mai-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENEGOLLA.pdf462,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.