Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lepke, Sonize-
dc.contributor.referee1Ziesmann, Cleusa Inês-
dc.contributor.referee2Souza, Fábio Francisco Feltrin de-
dc.creatorSotoriva, Maicon-
dc.date2021-05-17-
dc.date.accessioned2021-07-26T12:46:34Z-
dc.date.available2021-06-10-
dc.date.available2021-07-26T12:46:34Z-
dc.date.issued2021-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4294-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to analyze how the teaching of History is taught to deaf students in regular education. Its development was based on a bibliographical and qualitative research based on articles, theses and dissertations from the Theses and Dissertations Library (BDTD), linked to the website of the Brazilian Institute of Information and Sciences in Technology and the Scientific Electronic Library Online (Scielo), using the 2000-2019 time frame. Data were submitted to Textual Discursive Analysis (ATD) by Moraes and Galiazzi (2007). Studies show that teachers have sought different methodological options to teach history to deaf students, making use of technologies such as blogs, software and free tools available on the internet, however, in schools where there is no access to these tools, they demonstrate that it is possible to use strategies with the use of images and objects with which the deaf student can make relationships and build knowledge. From this study it was possible to verify that the greatest difficulty reported by teachers has been the lack of pedagogical training for proficiency in Libras (Brazilian Sign Language).pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo principal analisar como ocorre o ensino na disciplina de História para estudantes surdos na educação regular. Seu desenvolvimento se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa com base em artigos, teses e dissertações da Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD), vinculada ao site do Instituto Brasileiro de Informação e Ciências em Tecnologia e do Scientific Electronic Library Online (Scielo), utilizando o recorte temporal de 2000-2019. Os dados foram submetidos a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007). Os estudos demonstram que professores têm buscado diferentes opções metodológicas para ensinar História para o estudante surdo, fazendo uso de tecnologias como blogs, softwares e ferramentas sem custos disponíveis na internet, contudo, nas escolas em que é inexistente o acesso a estas ferramentas, demonstram que é possível usar de estratégias com uso de imagens e objetos com os quais o estudante surdo possa fazer relações e construir conhecimentos. A partir deste estudo foi possível verificar que a maior dificuldade relatada pelos professores tem sido a falta formação pedagógica para proficiência em Libras (Língua Brasileira de Sinais).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2021-07-20T17:37:04Z No. of bitstreams: 1 SOTORIVA.pdf: 373294 bytes, checksum: c81cea90f30300e0ac01ccb583673a26 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-26T12:46:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOTORIVA.pdf: 373294 bytes, checksum: c81cea90f30300e0ac01ccb583673a26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-26T12:46:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOTORIVA.pdf: 373294 bytes, checksum: c81cea90f30300e0ac01ccb583673a26 (MD5) Previous issue date: 2021-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleEnsino de história para surdos: perspectivas e possibilidadespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOTORIVA.pdf364,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.