Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4302
Tipo: Monografia
Título: Inoculação, coinoculação e aplicação foliar de molibdênio e cobalto na cultura da soja
Autor(es): Anschau, Darlei Castilho
Primeiro Orientador: Betemps, Débora Leitzke
Primeiro membro da banca: Vieira, Renan Costa Beber
Segundo membro da banca: Cancian, Luciano Campos
Resumo: A cultura da soja (Glycine max) é considerada uma das leguminosas de maior importância mundial, sendo essencial tanto para a alimentação humana, animal, cosméticos e biodiesel. Nos últimos anos vários estudos têm verificado efeitos benéficos devido as práticas de inoculação com bactérias do gênero Bradyrhizobium e coinoculação com bactérias dos gêneros Bradyrhizobium e Azospirillum nas sementes de soja. Além disso, a aplicação dos micronutrientes molibdênio e cobalto também demostram ser eficientes no processo de fixação biológica do nitrogênio. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar a produtividade e os componentes de rendimento da cultura da soja frente à inoculação, coinoculação e aplicação foliar de molibdênio e cobalto. O experimento foi conduzido sob sistema de plantio direto no ano agrícola de 2019/20, em lavoura sem histórico de inoculação e coinoculação. A implantação foi realizada no município de Roque Gonzales – RS. Foi utilizado o delineamento experimental o inteiramente casualizado (DIC), o qual contou com 5 tratamentos e 4 repetições, totalizando 20 unidades experimentais. Os tratamentos foram constituídos de: testemunha (sem inoculação), inoculação com Bradyrhizobium, coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum, inoculação com Bradyrhizobium juntamente com aplicação foliar de molibdênio e cobalto e coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum acompanhado de aplicação foliar de molibdênio e cobalto. A avaliação de altura de plantas foi realizada em R1, matéria seca da parte aérea juntamente com número de vagens por planta e grãos por vagem em R6 e produtividade e peso de mil grãos em R8. Os resultados foram analisados por meio da análise de variância, quando ocorreu diferenças significativas as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade com o auxílio do software Sisvar. Os atributos avaliados não apresentaram diferença significativa entre si. A inoculação e coinoculação não resultaram em incremento na produtividade final da soja. A aplicação foliar de molibdênio e cobalto pode ter provocado fitotoxicidade as plantas. Outro fator que pode ter contribuído para tais resultados é a adição de N mineral na linha de plantio.
Abstract/Resumen: A cultura da soja (Glycine max) é considerada uma das leguminosas de maior importância mundial, sendo essencial tanto para a alimentação humana, animal, cosméticos e biodiesel. Nos últimos anos vários estudos têm verificado efeitos benéficos devido as práticas de inoculação com bactérias do gênero Bradyrhizobium e coinoculação com bactérias dos gêneros Bradyrhizobium e Azospirillum nas sementes de soja. Além disso, a aplicação dos micronutrientes molibdênio e cobalto também demostram ser eficientes no processo de fixação biológica do nitrogênio. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar a produtividade e os componentes de rendimento da cultura da soja frente à inoculação, coinoculação e aplicação foliar de molibdênio e cobalto. O experimento foi conduzido sob sistema de plantio direto no ano agrícola de 2019/20, em lavoura sem histórico de inoculação e coinoculação. A implantação foi realizada no município de Roque Gonzales – RS. Foi utilizado o delineamento experimental o inteiramente casualizado (DIC), o qual contou com 5 tratamentos e 4 repetições, totalizando 20 unidades experimentais. Os tratamentos foram constituídos de: testemunha (sem inoculação), inoculação com Bradyrhizobium, coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum, inoculação com Bradyrhizobium juntamente com aplicação foliar de molibdênio e cobalto e coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum acompanhado de aplicação foliar de molibdênio e cobalto. A avaliação de altura de plantas foi realizada em R1, matéria seca da parte aérea juntamente com número de vagens por planta e grãos por vagem em R6 e produtividade e peso de mil grãos em R8. Os resultados foram analisados por meio da análise de variância, quando ocorreu diferenças significativas as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade com o auxílio do software Sisvar. Os atributos avaliados não apresentaram diferença significativa entre si. A inoculação e coinoculação não resultaram em incremento na produtividade final da soja. A aplicação foliar de molibdênio e cobalto pode ter provocado fitotoxicidade as plantas. Outro fator que pode ter contribuído para tais resultados é a adição de N mineral na linha de plantio.
Palavras-chave: Fitotecnia
Soja
Inoculação
Bactérias
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4302
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANSCHAU.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.