Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Almir Paulo dos-
dc.contributor.advisor-co1Camerini, Neila Carla-
dc.contributor.referee1Johann, Magali Maria-
dc.contributor.referee2Loss, Adriana Salete-
dc.creatorCosta, Maria Terezinha Lisboa da-
dc.date2021-05-21-
dc.date.accessioned2021-07-26T16:55:29Z-
dc.date.available2021-06-30-
dc.date.available2021-07-26T16:55:29Z-
dc.date.issued2021-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4336-
dc.description.abstractThe present work consists of the presentation of an autobiography, highlighting narratives as an instrument for collecting information, as well as for memory, a fundamental element of research of this nature. Aiming to describe my life trajectory in discerning childhood, the choice for teaching and academic training, thus performing a possible analysis and understanding of the relationship between life history with training in pedagogy. The work presents my trajectory of schooling and training through the methodology of narratives and memories reflecting on my personal, school and professional life in which it is possible to perceive the links between these paths taken. To carry out the work, a research articulated to the (auto) biographical concept was carried out. This research was based on the narration of life stories, or rather, stories centered on training that allows for the establishment of measures of social and cultural changes in life and to relate them to the evolution of the concepts of professional and social life. The issue that guided the study was how my life trajectory, my choice of teaching and academic training contributed to my autobiographical research. The methodology used through the narrative implies a negotiation of power and represents, in the use of autobiography, a written production of the subject about himself with reference to his existential life trajectory, focusing on life in a broad way, it seeks the expression of totality or the essential of life. In the methodology, we used as theoretical support the authors Ferraroti (2010) and Josso (2010). The present work mentions the formative path related to life history as well as the importance of the pedagogy course and the expectations towards formation. In this approach, the analysis of this study took place in addition to my autobiography and bibliographies used as theoretical support, questionnaires carried out with colleagues at UFFS in relation to the training process and their life stories.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste na apresentação de uma autobiografia, destacando narrativas como um instrumento de coleta de informações, assim como para a memória um elemento fundamental de pesquisa desta natureza. Tendo como objetivo descrever minha trajetória de vida no discernir a infância, a escolha pelo magistério e a formação acadêmica, realizando assim uma análise e compreensão possíveis sobre a relação entre a história de vida com a formação em pedagogia. O trabalho apresenta a minha trajetória de escolarização e formação por meio da metodologia de narrativas e memórias refletindo sobre a vida pessoal, escolar e profissional em que seja possível perceber os vínculos entre estes caminhos percorridos. Para realizar o trabalho foi feito uma pesquisa articulada ao conceito (auto) biográfico, pesquisa esta em torno da narração das histórias de vida, ou melhor, histórias centradas na formação que permite estabelecer medidas de mutações sociais e culturais na vida e relacioná-las com a evolução dos conceitos de vida profissional e social. A problemática que norteou o estudo foi de que forma minha trajetória de vida, a escolha pelo magistério e a formação acadêmica contribuíram para minha pesquisa autobiográfica. A metodologia utilizada através da narrativa, implica numa negociação de poder e representa no uso da autobiografia uma produção escrita do próprio sujeito sobre si tendo como referência sua trajetória de vida existencial, enfocando a vida de forma ampla, ela busca a expressão da totalidade ou o essencial da vida. Na metodologia utilizamos como aporte teórico os autores Ferraroti (2010) e Josso (2010). O presente trabalho faz menção sobre o percurso formativo relacionado a história de vida bem como a importância do curso de pedagogia e as expectativas até a formação. Neste enfoque a análise deste estudo deu-se além da minha autobiografia e das bibliografias utilizadas como aporte teórico, questionários realizados com colegas da UFFS em relação ao processo formativo e suas histórias de vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2021-07-14T16:39:42Z No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 1706652 bytes, checksum: 1a45cebe402b9fc98d0e6414d53ba921 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-26T16:55:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 1706652 bytes, checksum: 1a45cebe402b9fc98d0e6414d53ba921 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-26T16:55:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 1706652 bytes, checksum: 1a45cebe402b9fc98d0e6414d53ba921 (MD5) Previous issue date: 2021-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectProcesso formativopt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.titleUm sonho interrompido duas vezes, mas sempre em foco. Hoje uma realidade: basta acreditar e seguir sua metapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.