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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4338
Tipo: | Monografia |
Título: | Evasão no curso de graduação em administração da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó |
Autor(es): | Taffarel, Jussandro Zanquetta |
Primeiro Orientador: | Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani |
Primeiro membro da banca: | Pacheco, Andressa Sasaki Vasques |
Segundo membro da banca: | Trindade, Larissa de Lima |
Resumo: | A evasão universitária é um fator que desencadeia grande impacto social, não se restringindo apenas a aspectos econômicos, como também de natureza profissional e educacional. Para isso, análises e ações constantes devem ser efetuadas para entender e abordar as causas com efetividade. Com base nisso, este trabalho buscou pesquisar e analisar, por meio de um estudo de caso, a evasão discente do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Por meio de análises quantitativas e qualitativas, foram utilizados os registros disponíveis no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) da instituição, bem como dados de uma pesquisa de campo aplicada aos alunos evadidos. O mostrou-se importante, pois o tema, já havia sido pautado em reuniões do colegiado do curso, bem como, consta como meta de sistematização por parte da Secretaria Especial de Tecnologia e Informação (SETI) no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ambas no âmbito da UFFS. Logo, verificou-se que a taxa de evasão acumulada do curso é de 52,06%, sendo as mulheres o gênero que mais deixaram os bancos acadêmicos no período. A idade média de evasão do curso foi calculada em 25 anos, sendo 19 anos a faixa etária com maior número de evadidos, correspondendo respectivamente a 9,78%. No quesito raça, constatou-se que mesmo representando 1,72% da população de matrículas, os indígenas são os que menos se evadem, apresentando uma taxa de evasão de 39,13%. Quanto as causas de evasão levantadas pelos ex-discentes, a principal estava associada com a dificuldade de conciliar as atividades acadêmicas com as laborais, representando uma taxa de 54,47%. Outros pontos levantados e com grande frequência de respostas, relacionam-se a falta de tempo para estudar, dificuldades de acompanhar o curso, mudanças no horário de trabalho, mudanças associadas aos interesses de vida/profissionais e de residências |
Abstract/Resumen: | The University dropout is a phenomenon that unleash considerable social impact, this is not restricted only to economic aspects, but also of a professional and educational nature. In this regard, constant analysis and actions must be carried out to understand and to address effectively the causes. On this basis, this research aims to search and analyze student dropout from undergraduate course in Administration at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Through quantitative and qualitative analysis, the available records in the Academic Management System (AMS) were used, as well as data from a field research applied to dropout students. This study topic had already been debated at collegiate course meetings, as well, consist of as systematization objective by the Special Secretariat of Technology and Information (SSTI) in the Institutional Development Plan (IDP), both within the scope of UFFS. Thus, it was found that the course accumulated dropout rate is 52.06%, with women being the gender that most left university in the period. At 25 years was calculated the average age about the course dropout, being the highest number of dropouts, the age group with 19 years, corresponding to 9.78%. In aspect of race, it was found that even the enrollment population representing 1.72%, the least evaded were indigenous people, with an evasion rate of 39.13%. As for the evasion causes raised by former students, the main one was associated with the difficulty of reconciling academic and work activities, representing a rate of 54.47%. Other points, and with a high frequency of responses, were related to the shortage of time to study, difficulties in following the course, changes about hours of work, changes associated with life/professional and residence interests |
Palavras-chave: | Evasão escolar Ensino superior Avaliação da educação Ensino Apoio social |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4338 |
Data do documento: | 13-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Administração |
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