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Type: Monografia
Title: Capacidade de absorção individual como impulsionadora da inovação do modelo de negócios
Author: Oliveira, Rebeca Falcão
First advisor: Cassol, Alessandra
metadata.dc.contributor.referee1: Marietto, Márcio Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Resume: A capacidade de absorção individual focaliza na capacidade do indivíduo em reconhecer um conhecimento relevante, assimilar, transformar e aplicar tal conhecimento visando gerar resultados para a organização, assim, na visão deste constructo, o indivíduo torna-se central. Discute-se que a capacidade absortiva individual pode ser traduzida em ações de inovação, o que significa que os indivíduos que estão na linha de frente, considerados “gatekeeper” ou porteiros, precisam possuir uma capacidade absortiva para acessar e utilizar os novos conhecimentos de forma efetiva para promover a inovação organizacional. Consequentemente, a inovação do modelo de negócio também pode ser impactada pela capacidade absortiva individual, já que, para inovar em seu modelo de negócio, as empresas precisam contar com uma estrutura organizacional organizada e indivíduos com capacidade para reconhecer conhecimentos valiosos e incorporá-los no modelo de negócio da empresa, a fim de torná-lo difícil de ser replicado pelos concorrentes. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é analisar se existe relação entre a capacidade absortiva individual e a inovação do modelo de negócio das micro e pequenas empresas, pertencentes ao setor de TIC em Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e para a coleta de dados utilizou-se o método survey, com aplicação do questionário estruturado exclusivamente aos gestores e proprietários das empresas investigadas, em que se obteve uma amostra total de 78 respondentes. Já a análise dos dados ocorreu por meio da modelagem de equações estruturais (MEE) e do método de estimação de ajustes de mínimos quadrados parciais (PLS), com a utilização do software SmartPLS. Como resultado da pesquisa, confirmou-se que existe uma relação positiva entre os constructos, revelando que a CA individual é capaz de impulsionar a inovação do modelo de negócio, o que lança luz à discussão de que não cumpre abordar apenas a capacidade de absorção organizacional em relação à inovação do modelo de negócio, mas a CA no nível individual também gera resultados para esse tipo de inovação. Por fim, como contribuições gerenciais, a pesquisa evidenciou práticas concernentes à capacidade absortiva, que os gestores das empresas investigadas precisam desenvolver de forma mais eficiente.
Abstract: The individual absorption capacity focuses on the individual's ability to recognize relevant knowledge, assimilate, transform and apply such knowledge to generate results for the organization, thus, in the view of this construct, the individual becomes central. It is discussed that the individual absorptive capacity can be translated into actions of innovation, which means that those on the front line, considered gatekeepers, need to have an absorptive capacity to access and use new knowledge effectively to promote the organizational innovation. Consequently, the innovation of the business model can also be impacted by the individual absorptive capacity, since, in order to innovate in their business model, companies need to have an organized organizational structure and individuals with the ability to recognize valuable knowledge and incorporate it into the business model in order to make it difficult for competitors to replicate. Therefore, the objective of the research is to analyze whether the individual absorptive capacity influences the innovation of the business model of micro and small companies belonging to the ICT sector in Santa Catarina. The research is characterized as quantitative, and for the data collection the survey method was used, with the application of the structured questionnaire exclusively to the managers and owners of the investigated companies, in which a total sample of 78 respondents was obtained. Data analysis was performed by means of structural equation modeling (SEM) and the partial least squares (PLS) estimation method, using the SmartPLS software. As a result of the research, it was confirmed that there is a positive relationship between the constructs, revealing that the individual AC is able to boost business model innovation, which sheds light on the discussion that it is not only important to address organizational absorptive capacity in relation to the business model innovation, but also that the AC at the individual level also generates results for this type of innovation. Finally, as managerial contributions, the research highlighted practices concerning the absorptive capacity that managers of the companies investigated need to develop more efficiently.
Keywords: Planejamento estratégico
Modelo de negócio
Microempresas
Administração
Inovações tecnológicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4342
Issue Date: 6-Apr-2021
Appears in Collections:Administração

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