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Tipo: Monografia
Título: Fatores determinantes para a decisão de compra de cursos on-line utilizando as mídias sociais
Autor(es): Miranda, Renato Borges Medeiros de
Primeiro Orientador: Cassol, Alessandra
Primeiro membro da banca: Deimling, Moacir Francisco
Segundo membro da banca: Tonin, Graziela Simone
Resumo: A facilidade de comunicação e acesso à informação propiciados pelo advento da internet têm repercutido em um elevado número de relações comerciais por meio das mídias sociais. Isso tem influenciado o processo de decisão de compra do consumidor, bem como demandado que as organizações que quiserem manter a sustentabilidade e perspectiva de futuro tenham que se adaptar a esse cenário cada vez mais digital. Ao mesmo tempo, em função da pandemia do Covid-19, o mercado de educação on-line se tornou uma excelente alternativa para empresas e consumidores em um contexto que demandou isolamento social. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores determinantes para a decisão de compra de cursos online, baseado na comunicação nas mídias sociais, na influência dos digital influencers, além do boca a boca eletrônico. A pesquisa enquadrou-se como quantitativa descritiva, com natureza aplicada, utilizando-se do método Survey, realizando a aplicação de questionário com amostra de 451 indivíduos. A análise dos dados foi realizada utilizando-se do Software Partial Least Squares (PLS), com realização de análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se que, tanto a comunicação nas mídias sociais quanto os digital influencers e o boca a boca eletrônico impactam diretamente na decisão de compra de cursos on-line. Este estudo apresenta como contribuição teórica a ampliação das discussões sobre como o processo de decisão de compra é influenciado a partir das mídias sociais. Complementarmente, este estudo contribui com empresas em geral, especialmente as que atuam no segmento de cursos on-line, impactando, consequentemente, no fortalecimento do setor de educação brasileiro.
Abstract/Resumen: The ease of communication and access to information provided by the advent of the internet had an impact on a higher number of commercial relationships on social media. This has influenced the consumer purchasing decision process, as well as demanded that associations that want to maintain sustainability and a future perspective have to adapt to this increasingly digital scenario. At the same time, due to the Covid-19 pandemic, the online education market has become an excellent alternative for companies and consumers in a context that requires social isolation. Therefore, this study aims to analyze the determining factors for the decision to purchase online courses, based on communication through social media, the influence of digital influencers, in addition to electronic word of mouth. The research was classified as a descriptive quantitative, with an applied nature, using the Survey method, performing the application of a questionnaire with a sample of 451 people. Data analysis was performed using the Partial Least Squares Software (PLS), with exploratory, confirmatory factor analysis and modeling of key equations. Among the main results obtained, it is noteworthy that both social media communication, digital influencers and electronic word of mouth directly impact the decision to purchase on-line courses. This study presents as a theoretical contribution the expansion of discussions about how the purchase decision process is influenced by social media. Complementarily, this study contributes to companies in general, especially those that operate in the segment of on-line courses, consequently impacting on the strengthening of the Brazilian education sector.
Palavras-chave: Marketing on-line
Administração de marketing
Consumidor
Mídias sociais
Cursos on-line
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4343
Data do documento: 6-Abr-2021
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